UEMG Divinópois promove apresentação do espetáculo “Freud em pessoa”

A entrada é franca e aberta à comunidade.

O projeto de extensão “O teatro como manifestação cultural e princípio educativo: preservando identidades, construindo autonomia e valores”, desenvolvido na UEMG Divinópolis, em parceria com a Associação Dramágico de Teatro, promove, na segunda-feira (9 de setembro), às 20h15, no teatro de arena da Unidade (avenida Paraná, 3.001, bairro Jardim Belvedere), a apresentação do espetáculo “Freud em pessoa”.

 

A peça apresenta reflexões sobre a vida e a obra de Sigmund Freud (1856-1939), considerado o pai da Psicanálise. “Ele foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Suas ideias revolucionaram as ideias que o homem tem de si. Ele dizia: ‘Os poetas e filósofos que me antecederam descobriram o inconsciente. O que eu descobri foi um método científico de estudá-lo’”, ressaltou o ator Valério Peguini, estudante do curso de Pedagogia da Unidade e bolsista do projeto.

 

Na peça, Freud aborda, segundo o ator, suas teorias, seus êxitos e fracassos, a escolha pela medicina, a sexualidade humana, a descoberta do câncer e a eminência da morte. “Os principais conceitos desenvolvidos por Freud no espetáculo são: inconsciente, conflito psíquico, recalque e pulsão de morte. O espetáculo tem grande importância para estudantes de Psicologia, psicanalistas e profissionais da área ou mesmo para o público que quer entender algo sobre os transtornos da mente”, destacou Valério, que interpreta, no espetáculo, Freud aos 70 anos de idade.

 

Realizada pela Associação Dramágico de Teatro, a montagem conta, ainda, com a atuação de Heitor Júnior, no papel do alter ego de Freud. Também integram a equipe do espetáculo o co-produtor Paulo Marotta e Leopoldino Neto, estudante de Publicidade e Propaganda na Unidade e responsável pela trilha sonora da peça – ele também participa das oficinas desenvolvidas pelo projeto. O espetáculo conta, também, com projeções audiovisuais criadas pela Reino Produções. A direção é de Neli Macaia.

 

A apresentação, que integra a programação da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia da Unidade, conta com o apoio da RBarberClub e da Hair Cover.

 

O projeto é orientado pela professora Geralda Pinto Ferreira e realiza oficinas de teatro na UEMG Divinópolis, aos sábados, para 30 participantes. O aluno bolsista do projeto realiza também oficinas na Escola Municipal Professora Hermínia Corgozinho, de Divinópolis, para estudantes do Ensino Médio.

 

A entrada é franca e aberta à comunidade.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.