segunda-feira, 5 de Setembro de 2016 14:14h Cultura

Yamandu Costa estreia a série Sete Vidas em 7 Cordas na TV Cultura

Sob direção do documentarista Pablo Francischelli, a faixa faz uma viagem no tempo desde as origens violão de 7 cordas até o presente, além de projetar o futuro do instrumento. A atração vai ao ar na terça-feira (6/9), às 22h.

Com curadoria e apresentação de Yamandu Costa, a TV Cultura passa a exibir, a partir desta terça-feira (6/9), a série Sete Vidas em 7 Cordas, que retrata a trajetória do violão em documentário pelo Brasil, com participação de nomes como Rogério Caetano, Arthur Bonilla, Vinícius Sarmento e Luizinho 7 Cordas.  O programa vai ao ar às 22h, com um episódio por semana até o dia 18 de outubro.

Ao longo de 50 minutos, Yamandu Costa realiza entrevistas com sete violonistas brasileiros, perfilando ao mesmo tempo eles e a história desse instrumento fundamental na configuração do samba e do choro tal qual os reconhecemos hoje. A proposta é revisitar o passado, retratando mestres que consolidaram a tradição do violão de 7 cordas, e apresentar músicos que, ao longo do tempo, foram modernizando a sua linguagem e ampliando suas possibilidades melodiosas para além dos limites de gênero e convenções.

 

De várias gerações e diversas regiões do país, Yamandu conversa com Carlinhos 7 Cordas, Rogério Caetano, Arthur Bonilla, Luizinho 7 Cordas, Valter Silva e Vinícius Sarmento. Cada capítulo resulta em um documentário autônomo, que, quando vistos em conjunto, configuram uma das mais profundas abordagens audiovisuais sobre o violão. Os episódios são dinâmicos, divertidos e cativam o público pelas conversas e curiosidades, detalhes da fotografia e a riqueza dos encontros musicais.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.