Dia Municipal do Terço dos Homens pode se tornar referência nacional em Itapecerica.

Medida pode se tornar referência em outras cidades e até para projetos de âmbito estadual e federal.

22 JAN 2021

Vitor Silveira

    O projeto que criou o “Dia Municipal do Terço dos Homens”, aprovado pela Câmara Municipal de Itapecerica e sancionado pela Prefeitura em novembro de 2019, pode se tornar referência para outras cidades e até para projetos de âmbito estadual e federal. De autoria do vereador Marcone Rodrigues, o Projeto 039/2019 define 15 de agosto como a data municipal da celebração.

 

    A partir da devoção de membros da Igreja Católica à Nossa Senhora surgiu, nos últimos anos, um movimento que vem crescendo em muitas cidades. Os grupos dos Filhos de Maria, que rezam o Terço dos Homens toda semana. Os encontros reúnem um número expressivo de homens dispostos a pedir bênçãos e agradecer graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora, conforme testemunhos dados por aqueles que foram agraciados.

 

    A convite do vereador Marcone, o padre Hermínio Marson, da paróquia de São Joaquim de Bicas e coordenador diocesano do Terço dos Homens da Diocese de Divinópolis, visitou a Câmara Municipal de Itapecerica, na quarta-feira (20/01), para conhecer a proposta que pode servir de exemplo para outras cidades e estados.

 

    “Com muita alegria recebo o projeto que tornou a Lei do Dia Municipal do Terço dos Homens. Iniciando aqui em Itapecerica, o projeto começa com suas raízes fundadas nessa cidade histórica e com grande significado para nossa Diocese de Divinópolis. Nós temos um projeto do grupo executivo de criar em cada cidade que realiza o Terço dos Homens o Dia Municipal e depois isso se tornar uma ideia a nível de Estado e a nível de federação. É uma grande alegria iniciarmos esse trabalho e fazer com que em pouco tempo, no tempo de Deus, seja criada uma lei nacional sobre o Terço dos Homens”

 

    O vereador Marcone Rodrigues, que recebeu o Padre Hermínio junto do presidente da Câmara, Gleytinho do Valério, acredita a celebração que reúne grande número de fiéis também possa receber a data especial no calendário de outras cidades.

 

    “Conheço bastante o Terço dos Homens de Itapecerica, que foi criado em 2008 pelo Monsenhor Pedro Gondim Ferreira. Participei e sei da grandeza dele a nível municipal, estadual e nacional. Temos o diretor nacional, Dom Gil Antônio Moreira, que é natural de Itapecerica. Agradeço o Padre Hermínio que saiu de longe e veio até a nossa cidade para conhecer e levar esse projeto não só para a paróquia de São Joaquim de Bicas, mas que cresça cada vez mais e que seja exemplo para as demais câmaras municipais e que os vereadores da nossa região possam fazer o mesmo.”

 

    Na paróquia de Itapecerica o Terço dos Homens é realizado toda quarta-feira, às 20h.

 

© 2009-2021. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.