terça-feira, 23 de Maio de 2017 11:17h Nayara Leite

1º Simpósio de Oncologia será realizado em Divinópolis

Serão mais de 15 palestras em dois dias de evento no Centro Administrativo da Acccom

Acontece nos dias 9 e 10 de junho o 1º Simpósio de Oncologia, promovido pela Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom). Serão quinze palestras e as vagas ofertadas são limitadas.

O evento será no Centro Administrativo da Acccom, localizado à Rua Topázio, nº 500, no bairro Niterói. O simpósio é destinado a médicos, profissionais da área da saúde e acadêmicos de Medicina, que receberão certificados pela participação.

O Hospital São João de Deus (HSJD) e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) são parceiras da Acccom.

As inscrições podem ser feitas através do link https://goo.gl/forms/0TEMfner7aR599xK2. No dia do evento, os participantes devem levar 1 Kg de pó de café como forma de ingresso. A Gerente de Comunicação da Acccom, Consuelo Reis Fonseca, afirma que muitos universitários e profissionais já se inscreveram, “e as vagas logo vão se esgotar”.

Mais de dez profissionais atuantes nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul irão discorrer e debater sobre oncologia. De acordo com o Dr. Roney Márcio Quirino, médico oncologista, coordenador do Hospital do Câncer de Divinópolis e presidente do simpósio, o momento é dedicado a médicos e acadêmicos de Medicina por tratar de temas técnicos da medicinaoncológica. “Serão tratados assuntos pouco atrativos para quem não é médico, e também termos técnicos e focados nas especialidades”.

O simpósio terá como foco duas doenças de muito impacto no Centro-Oeste, como destaca Dr. Roney, o câncer de mama e gastrointestinal. "Queríamos focar em várias outras doenças, mas temos um tempo curto. O câncer gastrointestinal e de mama tem grande incidência em nossa região. A Acccom é um projeto maior do que apenas um atendimento médico".

SIMPÓSIO

A abertura oficial será no dia 9 de junho, com homenagens a Moíses Andrade, Leides Nogueiras e Eliseu Albertin Teixeira. “São grandes homens, grandes trabalhadores que ajudaram muito a Acccom desde os primórdios de sua história”, enaltece Dr. Roney.

Sobre a primeira edição do simpósio, Dr. Roney explica ser um início promissor. “É um começo de uma coisa maior. Acredito que teremos grandes realizações pela frente, associando ideias, formulando programas de saúde voltados para oncologia no Centro-Oeste de Minas Gerais. Esse simpósio é uma forma de dar uma luz sobre isso e também mostrar todas as atividades da Acccom. E posso apostar que no próximo ano será um evento ainda maior, quem sabe um congresso", acredita confiante o oncologista.

OS PACIENTES

Atualmente, estão catalogados aproximadamente 30 mil pacientes no banco de dados da Acccom, porém, os atendimentos anuais chegam a 230 mil, em todas as áreas oncológicas. “A chegada da instituição mudou totalmente a oncologia no Centro-Oeste mineiro”, enfatizou Dr. Roney.

Para atendimentos em Divinópolis, as vantagens serão muitas, pois a troca de informações referentes aos tipos de medicamentos usados e tratamentos mais eficazes, beneficiarão os pacientes. “Iremos discutir Medicina, o que é possível fazer ou não, elaborar e documentar práticas para, no atendimento ao paciente, já ter um processo. Há uma normalização de conduta, além de aliar a medicina de ponta com o que está disponível na nossa região”.

ARRECADAÇÃO

Toda a arrecadação será usada na Acccom, que oferece aos pacientes um pequeno lanche diariamente. “É o famoso cafezinho mineiro ao longo do dia. Por não ser perecível, o café vai nos ajudar muito, porque fica caro comprar o cafezinho para o Hospital do Câncer, para a Casa de Apoio, Centro Assistência, Centro de Reabilitação Oral. Que a gente oferece gratuitamente. É o dia inteiro oferecendo cafezinho, biscoito e suco. É uma forma de ajudar a instituição", detalha Consuelo Reis.

A Acccom tem um público grande e são pequenos doadores que mantêm as causas, como explica a gerente de comunicação, que enaltece a importância de todas as doações e, mesmo em momentos de crise, a união da população auxilia nas grandes conquistas da Associação.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.