quarta-feira, 2 de Dezembro de 2015 10:11h Atualizado em 2 de Dezembro de 2015 às 10:13h. Thais Fernandes

12ª edição da parada do orgulho LBGT será no próximo domingo

Com um novo modelo de parada e muitas atrações, o evento será realizado no próximo domingo em Divinópolis

Com o início da concentração marcado para o meio dia, a décima segunda Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênicos) em Divinópolis acontecerá no dia 6/12 (próximo domingo), no mercado distrital, final da Rua Pitangui.

O evento contará com diversas atrações, entre elas, o show de 20 Drag Queens, apoio cultural de uma academia, com apresentações de diversas danças, terá a apresentação de Heloisa Prato Feito e de Fabiano Santana, que também fizeram a cobertura da parada de Sete Lagoas e terá encerramento com o show de Liah Bey. Com o tema “Mais amor e Menos preconceito!”, o organizador e presidente do movimento, José Marcelo, contou mais sobre, “estamos envolvidos com essa questão, porque achamos que é preciso falar um pouco sobre o amor, e da falta do amor com o ser humano, e da falta de amor entre as pessoas, além da falta do amor próprio, e tudo isso engloba o preconceito, porque a partir do momento que você ama o ser humano, você esquece as barreiras, e esse é um tema que queremos debater durante todo o ano que vem”, esclareceu José.

As apresentações terão inicio, aproximadamente, às 14h, e além delas, será feito o trabalho de aconselhamento sobre a prevenção das DSTs, realizada pela coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Francisca Vanizia, que acompanha o movimento gay e patrocina os eventos através de uma verba que vem para eventos do Governo do Estado e Governo Federal. Haverá também o trabalho de militância, onde 4 ou 5 dirigentes de outras cidades do estado irão expor a situação, de maneira rápida, sobre a violência contra os homossexuais e sobre a homofobia, além de apresentar uma perspectiva ampla da região de Minas, irão expô-la para os presentes de forma a conscientizá-los

José Marcelo também esclareceu que a parada não é simplesmente uma festa, “a parada é uma manifestação popular, que tem que ter um cunho político, ela tem que dar informações, tem que fazer uma prestação de serviços, mesmo sendo uma festa popular, ela é uma manifestação”, contou também que há diversas pessoas confirmando presença “temos uma rede grande de pessoas convidadas a participar e já possuímos mais de 20 cidades com participantes confirmados, não só no estado de Minas Gerais, como também em São Paulo e Rio de Janeiro. Divinópolis é bastante conhecida por esse evento”, informou.

Outra informação importante que nos foi repassada pelo presidente do movimento foi à questão do novo modelo de parada. “Esse ano, tivemos um atraso na programação e acabamos tendo que remarcar a parada, e mesmo assim, o público é enorme, nós lotamos os hotéis e toda a cidade, porém o retorno dos comerciantes é muito pouco, acho que eles não acreditam na gente. Por isso, este ano a parada vai ser só no mercado distrital durante todo o evento. Esse novo modelo de parada já é administrado em diversas cidades, então não teremos o antigo desfile, tudo será apresentado no palco. Então, por falta de apoio dos comerciantes locais, iremos realizar esse novo modelo, em uma forma de apelo, em busca de ajuda” informou.

A parada terá inicio às 12h, onde, aproximadamente, às 14h começará as apresentações das 20 Drags, a apresentação da Companhia de dança M.A, entre outras atrações e terá o encerramento com o show da Liah Bey até às 23h. O evento possui o apoio da Policia Militar, da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), que irá enviar uma ambulância, autorização do Corpo de Bombeiros, tudo para poder repassar segurança e conforto aos participantes.
 
Para concluir, o presidente do movimento agradeceu todo o apoio e convidou a população. “Convidamos a toda a população a participar, toda pessoa é bem vinda e necessária, porém, aqueles que, por motivos pessoais, não nos aceitam, seja lá porque for, não são obrigados a participarem e, de preferência, aconselho que evitem para não se constrangerem e não causar confusão nesse evento tão bacana. Quero aproveitar para agradecer à Prefeitura de Divinópolis, à Secretaria de Cultura e de Lazer, à Secretaria Municipal de Saúde, à Policia Militar, ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), à Francisca Vanizia, e a todas as mídias, que estão divulgando o evento”, concluiu José Marcelo.

 

Créditos: Divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.