sexta-feira, 8 de Maio de 2015 11:08h Bruna Costa

12 mil pessoas foram atendidas no ano passado pelo Serviço Especializado de Odontologia

O Serviço Especializado de Odontologia (SEO) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)

O Serviço Especializado de Odontologia (SEO) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) atende divinopolitanos de todas as regiões da cidade e é composto por uma equipe de cirurgiões dentistas especialistas em periodontia, endodontia e em pacientes com necessidades especiais. No ano passado, 12 mil pessoas foram atendidas pelo serviço.

No local, são realizados procedimentos de endodontia – com tratamento de canal e de traumatismo dental – e cirurgias orais, dos chamados tecidos moles. Além destes atendimentos, o SEO realiza o diagnóstico bucal, com ênfase na prevenção e detecção do câncer de boca, periodontia especializada e exames de raio-x odontológico. O objetivo é garantir estética, saúde bucal e dar mais qualidade de vida às pessoas assistidas.

Em 2014, foram realizados 12.721 procedimentos no total. Nos casos suspeitos de câncer de boca foram realizadas 81 biópsias e diagnosticados onze pacientes com carcinoma, que foram encaminhados para o tratamento.

 

ACESSO AO SEO

O acesso ao SEO é feito através das Unidades de Saúde e Estratégias da Saúde da Família. Todos os atendimentos são gratuitos. “A população inicia o tratamento clínico nestes locais e se preciso o paciente é agendado e encaminhado ao SEO, de acordo com a especialidade necessitada por cada cidadão”, explica a coordenadora do Serviço Especializado de Odontologia, Auxiliadora Maria Vaz Quintal.

Segundo Auxiliadora, o Serviço Especializado de Odontologia visa prevenir e diagnosticar doenças visando à melhoria da condição bucal de seus pacientes. “O que se reflete na parte social dos assistidos, garantindo, a eles, mais saúde e melhorando a autoestima. O que são proporcionados por meio de tratamentos dentários reparadores e pelo planejamento das ações, levantando os problemas bucais que podem afetar diretamente a sua saúde.”

O SEO funciona na Avenida 21 de abril, nº 489, no 7º andar, sala 703.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.