quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 12:09h

16 candidatos concorrem as cinco vagas no Conselho Tutelar

A votação para escolha dos novos conselheiros tutelares será em 4 de outubro, na Escola Estadual Dona Antônia Valadares, Avenida 7 de Setembro, 669, Centro, de 8h às 17h. Dos 52 que iniciaram o processo, 16 candidatos chegaram nesta fase

Serão escolhidos cinco membros efetivos e cinco suplentes, que terão mandato de quatro anos a partir da data de posse.

Todos os eleitores domiciliados em Divinópolis, com mais de 16 anos, em dia com as obrigações eleitorais estão aptos a escolherem esses conselheiros. É preciso comparecer no local portando o título de eleitor e um documento com foto.  Cada eleitor pode votar em um candidato.

O processo de seleção começou em 10 de abril de 2015, quando foi lançado o edital. Após o período de inscrição os candidatos aprovados tiveram um curso de formação e prova de conhecimentos para se tornarem aptos a eleição.

A jornada de trabalho de conselheiro tutelar é de 40 horas semanais, mais regime de plantão, caso estipulado pelo Executivo, conforme definido na Lei Municipal nº 003/2015. A função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função pública ou privada.

As eleições para a função de conselheiro tutelar serão realizadas de forma unificada em todo o Brasil. O mandato dos conselheiros também será ampliado em um ano. Atualmente, eles permanecem no cargo por três anos e, a partir de janeiro de 2016, quando tomam posse, ficarão no posto por quatro anos.

A Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes e coordenadora da Comissão Organizadora do processo do escolha dos membros do Conselho Tutelar, Maria da Consolação Faria, afirma que é a chance da população de fazer a diferença para as crianças e adolescentes em situação de risco. “Conclamamos a população que compareça e faça uma escolha consciente. Pois essas pessoas irão cuidar dos direitos de nossas crianças e adolescente. É importante dar essa contribuição para a cidade, arranjar um tempo e fazer o papel de cidadão em 4 de outubro”, afirmou.


Listagem dos candidatos
01-                      Adriana Eva

02-                      Adriane Elias da Fonseca

03-                      Elaine Rocha Madureira

04-                      Glasiele Cristina de Paula

05-                      Joyce Aparecida da Paz

06-                      José Elias Brito Fonseca

07-                      Kariny Rocha

08-                      Michelline dos Santos Mendonça

09-                      Pedro Pardini Junior

10-                      Renata Antônia Silva

11-                      Rita de Cássia Rodrigues Amorim Barroso

12-                      Silvia de Alcântara

13-                      Silvia Siqueira

14-                      Tatiane Cristine de Freitas Amaral

15-                      Valmir Silva

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.