terça-feira, 22 de Dezembro de 2015 09:31h Atualizado em 22 de Dezembro de 2015 às 09:35h. Pollyanna Martins

23ª unidade do Colégio Tiradentes é inaugurada em Divinópolis

A sede será no 23º Batalhão da Polícia Militar, e terá turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental

“A realização de um grande sonho”, foi assim que o Comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Coronel Laércio Reis, definiu a inauguração do Colégio Tiradentes, em Divinópolis. Anunciado com exclusividade pelo Gazeta do Oeste, em julho deste ano, o Colégio é a 23ª unidade em Minas Gerais. A inauguração da escola foi realizada na tarde de ontem, e foi marcada com muita festa e emoção dos policiais militares. Estiveram presentes na solenidade: o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Marco Antônio Badaró Bianchini, o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, os deputados federais Jaime Martins (PSD) e Domingos Sávio (PSDB), o deputado estadual, Fabiano Tolentino (PPS), entre outras autoridades.
O colégio, que inicialmente atenderá quatro turmas do 1º ano do ensino fundamental e duas turmas do 2º ano, ficou pronto em oito meses. Segundo o Coronel Laércio, um dos maiores desafios para iniciar o projeto era em qual local ele funcionaria. O comandante confessa que muitas vezes parecia um sonho impossível. “Parecia um feito difícil no início do ano, mas soubemos conduzir as coisas com as melhores estratégias, soubemos buscar as melhores saídas para cada problema que se apresentou, e hoje nós temos essa obra magnífica”, enfatiza.
Inicialmente, o colégio, que teve a sua primeira unidade no dia 10 de novembro de 1949, disponibilizará 150 vagas para crianças de 6 e 7 anos. As primeiras vagas serão para os filhos dos policiais, e as vagas remanescentes para a população de Divinópolis. O Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Marcelo Carlos da Silva, ressalta que a inauguração da unidade é um marco para a cidade, uma vez que a vinda do colégio já era empenhada no ano de 2000, porém sem sucesso. “É um sonho que nós buscamos realizar em 2000, fizemos um estudo, a coisa não caminhou e com o apoio do nosso comandante geral e do Coronel Laércio, nós conseguimos realizar este sonho. É um sonho para a família policial militar, que se estenderá à comunidade. O edital já está aberto para a inscrição dos filhos dos policiais militares e as vagas remanescentes serão disponibilizadas para a comunidade”.

 

CRESCIMENTO
O Comandante do 23º Batalhão adiantou ainda que hoje já começaria a ser discutida a expansão do colégio. A unidade que funcionará na sede do batalhão poderá ser expandida em outro local. “Nós fizemos este espaço em pouco tempo, um espaço limitado, mas a cada ano, a escola vai crescer. Nós temos projetos inclusive para ampliar a escola, ou então construir em outro terreno, que nós estamos verificando já. A partir de amanhã (hoje), nós já vamos começar a trabalhar na próxima etapa, o ano pra gente ainda não acabou”, revela.

 

QUALIDADE DE VIDA
O Comandante Geral da Polícia Militar, Marco Antônio Badaró Bianchini, enfatizou que o objetivo da vinda de uma unidade para Divinópolis é melhorar a qualidade de vida do policial militar. Conforme Badaró, trazer o colégio para a cidade é mostrar que a população reconhece o trabalho dos PMs. “Através do empenho de muitas pessoas, que estão aqui representadas pelos deputados da região, a gente conseguiu fazer esta obra, que poderá dar ao nosso policial militar tranquilidade para o seu trabalho, sabendo que o seu filho estará recebendo educação de qualidade, por estar sendo cuidado por nós mesmos”, ressalta.

 

PARCERIAS
Tanto o Comandante Geral da Polícia Militar, quanto o Comandante da 7ª Região ressaltaram em seus discursos as parcerias feitas para que o colégio fosse uma realidade na cidade. Um dos parceiros do projeto foi o Deputado Federal, Jaime Martins (PSD). Por meio de emendas, o deputado conseguiu disponibilizar verbas para a obra do colégio, e também para o Stand de Tiros, que será inaugurado em 2016. “Nós temos uma parceria de longo prazo com a Polícia Militar. São investimentos que nós estamos fazendo, apostando na Polícia Militar e sabemos que é muito importante a segurança pública, que hoje está em um patamar elevado, no que diz respeito à preocupação do cidadão”.
Outra parceria importante para a realização deste sonho foi da Superintendência Regional de Ensino. “Apoiar o Colégio Tiradentes em Divinópolis é o que gente faz em termos de apoio em todas as nossas escolas públicas. Foi um marco para Divinópolis, a Polícia Militar está de parabéns. Há oito meses que nós abraçamos este projeto. Em menos de oito meses, nós realizamos um sonho de quase 20 anos”, frisa o Superintendente Regional de Ensino, Silvio Novais.

 

Créditos: Pollyanna Martins

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.