sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 10:55h Atualizado em 25 de Setembro de 2015 às 10:56h. Pollyanna Martins

4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres é realizada

O tema deste ano foi “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”

Foi realizada nessa quarta-feira (23), a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O tema da Conferência deste ano foi “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. Cerca de 136 pessoas acompanharam a reunião, que ocorreu no Senac, e teve como objetivo, eleger a delegação que representará Divinópolis na Conferência Estadual e elaborar o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Divinópolis.
A Conferência discutiu também quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações” e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
Após a leitura e aprovação do regimento interno da Conferência, foi realizada a discussão do plano dirigido pela ex-coordenadora Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Eliana Piola, e, posteriormente, a palestra “Lei Maria da Penha – poder público e a sua execução”, da Dra. Rose França, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Juiz de Fora.
De acordo com a organizadora do evento, Maria Auxiliadora Martins, a conferência tratou ainda sobre a violência doméstica e a igualdade de direitos. “Após a Conferência Estadual, nós vamos para a Conferência Nacional, em Brasília, que vai ser realizada em março do ano que vem. A nossa proposta é fortalecer a política municipal para as mulheres, discutir diretrizes de políticas públicas para as mulheres em âmbito municipal, de forma a elaborar o plano municipal de políticas para as mulheres de Divinópolis”, explica.

 

CONVOCAÇÃO
A Conferência Municipal de Políticas para as mulheres foi coordenada e presidida pelo Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras, Trabalhadores na Indústria de Confecção de Roupas, Cama, Mesa e Banho de Divinópolis e região Centro-oeste (SOAC). A mesa de abertura da conferência foi composta pelo presidente do SOAC, Máximo Vieira dos Santos; pela coordenadora da Câmara da Mulher Empreendodora da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (ACID), Ronara Magalhães; pelo prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, e pela diretora escolar do Senac em Divinópolis, Milene Oliveira Souza Lopes. Maria Auxiliadora destaca que esta conferência não foi convocada pelo município, mas sim por entidades de Divinópolis. “Um fator inédito nesta conferência é que quem a convocou foi o Soac, que é um dos sindicatos que tem maior presença feminina em Divinópolis, e juntamente com o sindicato a Acid, a Câmara da Mulher Empreendedora realizaram o evento”, destaca.

 

APOIO
Conforme Maria Auxiliadora, pela primeira vez na história da conferência uma associação de bairro deu o seu apoio. Maria Auxiliadora frisa também a importância da participação das associações de bairro “Esse respaldo que a população está dando para a 4ª Conferência. Essa participação das associações de bairro vem de um projeto que o Soac coordena, chamado “Projeto Por Inteiro – Arte Reciclável”, aonde a gente leva para a periferia, as mulheres de clubes de mães para que possam estar trabalhando na parte de customização para uma renda própria”.

 

Créditos: Roberta de Souza

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.