quarta-feira, 15 de Julho de 2015 11:37h

46 candidatos ao Conselho Tutelar passam por capacitação

A Prefeitura de Divinópolis, através Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Divinópolis (CMDDCA)

A Prefeitura de Divinópolis, através Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Divinópolis (CMDDCA), preparou uma capacitação para os 46 candidatos ao processo eleitoral unificado do Conselho Tutelar, na terça-feira (14/07) e na quarta-feira (15/07), de 18h30 às 21h30, no plenário da Câmara Municipal.

Nessa capacitação, com a presença do juiz da Vara da Infância e Juventude, Francisco Assis Corrêa, e do promotor da Infância e Juventude, Casé Fortes, será explicado o que é o conselho, como funciona, qual a carga horária, a função do conselheiro, até onde ele pode atuar e como a rede funciona. Dos 51 inscritos para o processo seletivo, 46 foram classificados para essa etapa. A capacitação também é eliminatória, quem não participar dos dois dias de preparação não poderá fazer a prova de conhecimentos em 26 de julho.

De acordo com a presidente do CMDDCA, Cybele Silva, a participação de todos é importante, pois é um momento em que os candidatos irão conhecer o funcionamento do conselho. “Nessa preparação as pessoas vão saber quais a obrigações, o funcionamento da rede, a parceria com o Ministério Público. Ter todos aqui discutindo e aprendendo é fundamental para que os participantes conheçam bem como é a função do conselheiro tutelar e decidam se vão realmente querer ter esse trabalho. Essa é mais uma das etapas do processo unificado que está acontecendo neste ano. A próxima etapa é a prova de conhecimento, depois teremos uma avaliação psicológica, para então estarem aptos ao processo eleitoral”, ressalta Cybele.

A jornada de trabalho de conselheiro tutelar são 40 horas semanais, mais regime de plantão, caso estipulado pelo Executivo, conforme definido na Lei Municipal nº 003/2015. A função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva e incompatível com o exercício de outra função pública ou privada.

A última etapa é a eleição dos membros aprovados no processo seletivo,  em 4 de outubro de 2015.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.