quarta-feira, 26 de Agosto de 2015 13:54h

5 mil candidatos se inscrevem no processo seletivo do Samu Oeste

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (26/08)

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (26/08), o presidente da Fundação de Apoio à Unidade Federal de São João Del Rei (Fauf), Jucelino Luiz de Paula, e o diretor executivo do Consórcio de Urgência e Emergência da Macrorregião Oeste (Cisurg), Márcio Zanardi. No encontro, foi apresentado o número de inscrições do processo seletivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Oeste.

 

De acordo com os dados apresentados, o processo seletivo recebeu 5.018 para as 360 vagas para os 23 municípios que compõem a região Oeste, ou seja são 23,9 candidatos por vaga. Separando por cidade, Divinópolis recebeu inscrições de 1.972 candidatos.  A vaga de maior concorrência foi o técnico administrativo. De acordo com o relatório apresentado, foram 755 candidatos para 11 vagas, ou seja por cada oportunidade 68,6 disputam o cargo.

 

Para técnico de enfermagem se inscreveram 334 candidatos para 18 vagas, representando 18,5 interessados para ocupar a função. O enfermeiro foi outro cargo com forte disputa de 52,2 candidatos por vaga. 315 se inscreveram para as seis oportunidades existentes. Condutor socorrista registrou 25,6 candidatos por vaga. Os dados apontam 282 inscritos para 11 vagas. Apenas um condutor socorrista destinado a pessoas com deficiência se inscreveu para a única vaga. O auxiliar de farmácia registrou 41 inscritos para as duas oportunidades, ou seja 20,5 candidatos por vaga.

 

“A ideia desde encontro é dar transparência nesta primeira etapa do processo seletivo. Ao mesmo prestar informações para os inscritos sobre locais de provas horários que possa gerar dor de cabeça”, afirmou Vladimir Azevedo

 

A relação dos candidatos por vaga pode ser Fundação de Apoio a Unidade Federal de São João Del Rei (FAUF).

“Agora, o próximo passo é definir os locais de provas vamos fazer a distribuição destes candidatos nos dois turnos: período da manhã o tarde. Assim que definir vamos divulgar os locais de provas. Lembrando que o candidato precisa imprimir o comprovante de inscrição, onde estará o local e horário da prova. Acredito até a próxima semana será divulgado os locais ds provas”, afirmou o diretor executivo Cisurg, Márcio Zanardi, confirmando que as provas serão em Divinópolis no dia 20 de setembro.

“Estamos satisfeitos com o resultado.  O processo seletivo tem essa missão de selecionar os melhores candidatos para ocupar o cargo com os melhores profissionais para atender a população”, disse Zanardi.

Cidades

Além de Divinópolis, as oportunidades estão distribuídas entre as 22 cidades que fazem parte do Consórcio intermunicipal de Saúde da Região Oeste/MG: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Arcos, Cláudio, Itapecerica, Lagoa da Prata, Santo Antonio do Monte, Bambuí, Formiga, Pimenta, Itaguara, Itaúna, Nova Serrana, Pará de Minas, Pitangui, Campo Belo, Candeias, Carmópolis, Oliveira e Santo Antônio do Amparo.

O Samu Oeste contará com 23 bases descentralizadas distribuídas nos municípios da região Oeste, garantindo a cobertura dos 54 municípios e uma Central de Regulação em Divinópolis, para onde serão direcionadas todas as chamadas do telefone 192.

 

Previsão

 

A parte dos municípios estará pronta para funcionar em janeiro, com o término do processo seletivo e a capacitação, porém para colocar o Samu em funcionamento na região são necessários alguns passos que dependem do Estado e da União. O Estado será responsável por equipar a central de regulação com os equipamentos necessários e a União do envio das ambulâncias para o atendimento. “Estamos trabalhando bastante para que o Samu se torne realidade em nossa região. Agora dependemos do governo do Estado e Federal. Nossa expectativa é que em 2016 já esteja tudo pronto, as ambulâncias certificadas pelo Ministério da Saúde para que o Samu comece os trabalhos”, finaliza Vladimir.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.