sexta-feira, 21 de Agosto de 2015 13:00h

57% do público alvo é vacinado contra a pólio

O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) acaba de divulgar mais um balanço parcial da vacinação contra poliomielite (paralisia infantil)

Até o momento, das 11.568 crianças estimadas para receber a dose desta vacina, 6.596 foram imunizadas nas unidades de saúde da cidade.
Em uma semana de vacinação a cobertura vacinal na cidade atingiu 57,02%. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de uma cobertura de 95% das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos.

“É necessário que os pais ou responsáveis entendam que a campanha não terminou e quem ainda não levou deve levar o seu filho para vacinar na unidade de saúde mais próxima da sua casa”, orienta Marcela Machado, referência técnica em imunização da Semusa.

A campanha contra a pólio vai até 31 de agosto. Paralelo a ela é realizada a campanha de multivacinação. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina de seus filhos para ser atualizado com alguma vacina que por ventura esteja em atraso. Todas as vacinas do calendário básico da criança estarão disponíveis, salvo, a vacina BCG que deve ser agendada.

A vacina contra a pólio e contra outras doenças podem ser encontradas nas unidades de saúde das 8h às 17h.

Ausência de casos

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

O Brasil não registra nenhum caso há 26 anos em decorrência dos esforços empreendidos com vacinação de rotina e, anualmente, com as campanhas.  Mas é preciso manter coberturas homogêneas e acima de 95% para que nossas crianças não sejam novamente afetadas por esta grave doença.

Leia Também

Imagem principal
Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.