sexta-feira, 23 de Agosto de 2013 06:38h Bianca Damas

A Academia Divinopolitana de Letras anuncia cadeiras vagas

A Academia Divinopolitana de Letras (ADL) está com três cadeiras disponíveis. As inscrições vão até dia 13 de setembro. O principal requisito é que o escritor tenha pelo menos uma obra publicada. Além de participar de um grupo composto por importantes lit

A Academia Divinopolitana de Letras (ADL) está com três cadeiras disponíveis. As inscrições vão até dia 13 de setembro. O principal requisito é que o escritor tenha pelo menos uma obra publicada. Além de participar de um grupo composto por importantes literários de Divinópolis e região, o futuro membro terá a responsabilidade de promover a cultura e valorizar o nome do acadêmico, que ocupava a vaga anteriormente.

 


“Na Academia, nós tornarmos imortais aqueles que já ocuparam as cadeiras. Estamos sempre lembrando os autores e os livros escritos pelos antigos membros”, ressalta o presidente da ADL, Augusto Ambrosio Fidelis. No dia da posse, os eleitos devem apresentar um elogio ao patrono e antecessor, recordando as obras e vida dos escritores.
As cadeiras de números 4, 23 e 29, que pertenciam respectivamente aos acadêmicos e patronos, Carlos Altivo e Jorge de Lima, Júlio Régis Freire Fuscaldi e Noraldino de Lima, e Edite Silva e Antônio Rodrigues de Melo estão vagas.

 


A ADL existe desde 1961 e é composta por 40 cadeiras, que são ocupadas por escritores de Divinópolis e das cidades vizinhas. Conforme Augusto Fidelis, o objetivo da Academia é trabalhar na difusão da cultura de uma forma geral, que tenham o cunho literário. Além de publicar antologias dos acadêmicos, promover concursos e incentivar e orientar novos escritores, a ADL apóia eventos teatrais e musicais.

 


Segundo o vice-presidente da ADL João Carlos Ramos, a entidade representa a produção literária e a cultural local. “O propósito da ADL é também de contribuir para o pensamento e ações das pessoas, com o intuito de transformar a sociedade por meio da literatura”, explica.

 


De acordo com Fidelis, no dia 14 de setembro serão constituídas as comissões para análise das obras. A expectativa é que em outubro os nomes sejam divulgados. Os futuros acadêmicos deverão organizar a sua posse, junto à Academia em até 120 dias. 
O escritor interessado deve enviar à Academia um requerimento solicitando o ingresso na ADL, com nome completo, endereço, número de CPF e Identidade, estado civil, telefone e qual das cadeiras quer ocupar. Além disso, deve entregar uma cópia do currículo e três exemplares do (s) livro (s), publicado (s) segundo as normas técnicas, ou seja, com ficha catalográfica e ISBN. A Academia funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio da antiga Estação Ferroviária, atrás do Pronto Socorro.

 

O telefone é (37)3222-9130. O endereço para correspondência é Caixa Postal 28-Divinópolis-MG.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.