quarta-feira, 27 de Julho de 2016 16:16h Atualizado em 27 de Julho de 2016 às 16:18h.

A Orquestra Jovem de Divinópolis realiza Concerto Didático em Praça

O Concerto será Praça da Catedral em 31 de julho às 10h.

O Concerto da OJD que acontece neste próximo domingo pretendecomemorar com a comunidade um momento vitorioso na vida da orquestra, onde algumas metas são alcançadas, novos horizontes se abrem e novos desafios se impõem.  “Diferente de apresentações realizadas anteriormente com“alunos do projeto”, o concerto de domingo inaugura uma fase onde um grupo de jovens que se destacam peloaproveitamento e desempenho,  adquiriu  status de pertencimento ao núcleo da Orquestra Jovem de Divinópolis” comenta Adailton Correa, maestro da jovem Orquestra.

Com um núcleo de alunos aptos a interpretarem um repertório diversificado, a OJD põe em prática a sua grande missão: oferecer música para a comunidade!

 

 

 

A escolha pelo concerto didático -onde o maestro conduzirá diálogo com a platéia, explicando o fincionamento de uma  orquestra,  apresentando seus instrumentos, fazendo  brincadeiras rítmicas com a plateia –  sinaliza o caminho a ser trilhado pela OJD neste ano: a formação de público. “Não custa lembrar o imensurável benefício que a música erudita, ou em sentido mais amplo, a música de qualidade, opera em pessoas de qualquer origem, faixa etária, posição intelectual ou social, com destaque para o caráter sensibilizante equilibrador, gerador de harmonia emocional e saúde”, ressalta Tulio Mourão, diretor artístico do projeto.

 

 

 

Para o concerto, a OJD apresentará não só clássicos da música erudita, mas também um  repertório mais popular, tocando temas com os quais estão mais familiarizados com arranjos orquestrais. “ Pretendemos colocar por terra a folclórica expressão de que "orquestra é para elite", disponibilizando para a comunidade, através de uma série de concertos didáticos, o acesso a uma música não só de qualidade, mas diferente do ”cardápio” aferecido  diariamente a esses  jovens através de rádios, redes sociais e programas de TV”, afirma Franciane Curi, coordenadora do projeto.

 Além das apresentações em Divinópolis, estaremos visitando cidades vizinhas, num movimento de estímulo e intercâmbio com as orquestras, bandas e projetos de música que já acontecem nessas cidades.

 

 

 

Ébom  lembrar que um projeto como esse não acontece da noite para o dia, e é sempre importante agradecer aos parceiros que nos apoiam, como Secretaria Municipal de Cultura, a Escola de Música Ivan Silva, onde o projeto faz sede, a Universidade Federal de São João del Rei, que além de trazer know-how em pedagogia, administra financeiramente os recursos recebidos pelo projeto ( através de emenda parlamentar do deputado federal Jaime Martins), que custeiam a equipe do projeto, adquire  instrumentos e equipamentos e, a partir desse ano, fornecerá ajuda de custo para o transporte municipal de jovens e suas famílias que, por algum motivo, necessitem dessa ajuda.  Também nesse ano o projeto receberá instrumentos adquiridos através da emenda parlamentar do deputado estadual Fabiano Tolentino.

 

 

“Enfrentamos desafios constantes na busca de sustentabilidade e credibilidade para o projeto, e estamos sempre buscando parceiros que compartilham conosco valores e ideais na valorização da arte e da cultura, sabendo que essessão elementos fundamentais para evolução pessoal e, por consequência, na realização de mudanças que tanto queremos para nós e para o mundo!” finaliza Franciane Curi.

 

 

Serviço

Orquuestra Jovem de Divinópolis apresenta projeto Orquestra para a Comunidade

Praça da Catedral – Divinópolis

Dia 31 de julho – domingo

10h

Mais informações: Franciane Curi – 31 9 9187 5102

www.orquestrajovemdivinopolis.com.br-facebook.com/orquestrajovemdedivinopolis

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.