sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 09:41h Atualizado em 25 de Setembro de 2015 às 09:45h. Rafael Camargos

A partir do dia 11 de Outubro, os celulares de Minas Gerais passarão a contar com o nono dígito.

A previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é que até 2016, todo o país esteja apto ao novo modo de discagem

A partir do dia 11 de Outubro, os celulares de Minas Gerais, passarão a contar com o dígito “9” à frente dos números atuais para ligações e envio de mensagens SMS e MMS.
Na prática, com a alteração, ao realizar chamadas locais ou interurbanas de qualquer telefone, seja fixo ou móvel, o usuário precisará discar “9” antes do número para que a ligação seja completada.
A mudança segue a decisão tomada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio da Resolução nº 553, de 14 de Dezembro de 2010, visando aumentar a disponibilidade de números de celulares no Brasil, para atender à crescente demanda de novos usuários, e também para padronizar a numeração da telefonia móvel em todo o país.
Em Minas, a mudança é válida pra todos os números de celulares, de qualquer operadora, com os seguintes códigos de área (DDD): 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38.
Os usuários terão um período para se adaptar ao novo modo de discagem, após esse período, as ligações efetuadas com oito dígitos não serão completadas, sendo realizadas interceptações nas chamadas sem o “9” adicional, em que o usuário receberá a orientação sobre a nova forma de discagem.
A inclusão do nono dígito não se aplica a celulares que funcionam via rádio, mais utilizados na zona rural, os clientes que tentarem ligar utilizando nove dígitos para esses aparelhos, serão orientados, por mensagem, a manter o modo tradicional de chamadas.
Se sua operadora lhe encaminhou uma mensagem avisando sobre a mudança, fique tranquilo... A mudança é gratuita e é de responsabilidade da mesma, em caso de portabilidade numérica pendente, o processo ocorrerá normalmente, e caso você utilize plano pré-pago, seu saldo não será alterado.

 

Outros Estados

São Paulo e Rio de Janeiro foram os primeiros estados a aderir ao nono dígito, em 2012, logo em seguida, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão passaram a utilizar o novo modelo.
Neste mês, outros estados do Brasil também irão receber o nono dígito, são eles: Bahia e Sergipe.
Em sua ultima fase de implantação, os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e por fim, o Distrito Federal, receberão o “9º” dígito.
A previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que até 2016, todo o país esteja apto ao novo modo de discagem.

 

Créditos: Rafael Camargos

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.