Ações do “Novembro Azul” em unidades de saúde acontecem até dia 30 em Divinópolis.

24 NOV 2021

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga mais ações que acontecerão, em diversas unidades de saúde, em prol do Novembro Azul, mês de conscientização da importância de cuidar da saúde do homem.

A diretoria de Atenção Primária à Saúde convida a todos os homens a entrarem em contato com suas unidades de saúde e participarem das atividades, aprendendo mais sobre como cuidar da saúde de forma preventiva.

Programação do Novembro Azul:

 

Estratégia Saúde da Família (ESF) Candidés

Realizará, no dia (26/11), uma ação de escovação no socioeducativo.

 

ESF Icaraí

Será realizado, no dia (29/11), uma ação em prol da saúde do trabalhador, com a unidade aberta para atendimentos médicos, odontologia, vacinas e testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

 

ESF Maria Lúcia Gregório

Hoje (23/11) está sendo realizada, na unidade de saúde, orientação sobre educação em saúde, a ação é voltada para o público masculino acima dos 40 anos.

 

ESF Oswaldo Machado Gontijo

Hoje (23/11) está sendo realizada, ação na Quadra do Serra Verde, em prol da saúde do homem, com aferição de pressão, glicemia capilar e testes rápidos.

 

ESF Buriti (Zona Rural)

Dia (30/11) haverá um ponto de apoio no Córrego do Paiol, no período da manhã, com café, testes rápidos, orientação sobre cuidados com a saúde bucal, antropometria, aferição de pressão e glicemia, atualização do cartão de vacinação e atualização de Hiperdia.

 

ESF Santos Dumont

Até o dia (30/11) haverá, na unidade de saúde, uma ação de saúde do homem com horário especial de atendimento, avaliação de odontologia e realização de testes rápidos.

 

ESF Djalma Dutra

Quarta-feira (24/11), acontecerá na unidade de saúde palestra com o dentista Cláudio, com o tema saúde do homem, com enfoque no câncer de próstata. Conjuntamente haverá exposição de cartazes, entrega de um pacotinho com castanhas para cada participante, com uma mensagem referente ao tema. Haverá também um café após a palestra, com o fechamento do evento.

 

ESF São Paulo

Na quinta-feira (25/11) haverá uma palestra com o tema “Saúde do Homem” com uma assistente social. Também haverá a realização de testes rápidos e solicitação de exames de próstata durante todo o mês.

No dia (29/11) a unidade de saúde estará com a agenda médica voltada ao atendimento dos homens para fazer a prevenção de câncer de próstata e outras enfermidades.

 

ESF Ermida I

Na sexta-feira (26/11) serão disponibilizados consultas médicas e atualização de hiperdia para homens, consultas de enfermagem, avaliação odontológica e salas de espera com o tema “Saúde do Homem, prevenir para viver bem”.

 

ESF Nova Holanda

Na quinta-feira (25/11), das 16h às 18h, haverá uma palestra sobre “Saúde Bucal - combate ao tabagismo”. Terá ainda um lanche da saúde e orientações sobre alimentos saudáveis, além da aferição da pressão.

 

ESF Morada Nova

Durante todo o mês de novembro, haverá a realização de testes rápidos para IST’s, salas de espera temáticas relacionadas à saúde do homem.

 

Centro de Saúde (CS) Bom Pastor e ESF Candelária

Hoje (23/11), serão disponibilizados, das 17h30 às 19h30, consultas médicas, testes rápidos, palestras, distribuição de kits de higiene bucal, vacinas e consultas de enfermagem.

 

ESF Jardinópolis

Na quarta-feira (24/11), acontecerá na unidade de saúde, uma ação em prol da saúde do homem às 17h.

 

Centro de Saúde CSU

No dia (30/11) das 7h às 11h, haverá consultas programadas sobre a saúde do homem com a doutora Aline. Às 8h será o café de acolhimento para os homens, logo após terá uma sala de espera com o tema Saúde Mental com o psicólogo Gerson. Às 9h30 terá o grupo de atividade física com orientação para a saúde do homem pelo fisioterapeuta Marcus e, de 13h às 17h, serão disponibilizados horários para consulta com a doutora Maria Beatriz.

 

ESF São Roque I

Hoje (23/11), acontece ação em prol da saúde do trabalhador com consultas médicas e odontológicas. Além da sala de espera sobre prevenção ao câncer de próstata.

 

ESF São Roque II

Na terça-feira (24/11) haverá uma ação na escola sobre alimentação saudável e acuidade visual.

 

ESF Rancho Alegre/Belo Vale

Na terça-feira (24/11) haverá uma roda de conversa em grupo com o tema Novembro Azul em Família.

 

ESF Primavera

Haverá uma ação na terça-feira (24/11) em prol da ação, promoção e prevenção no Novembro Azul.

 

ESF Itaí

Haverá uma ação na terça-feira (24/11) em prol da ação, promoção e prevenção no Novembro Azul.

 

ESF Lagoa dos Mandarins

Haverá no dia (24/11), das 17h às 19h, uma ação em prol da Saúde do Trabalhador, para homens acima de 50 anos, com informativos sobre o câncer de próstata, hiperdia, atualização da situação vacinal, solicitação de exames laboratoriais, encaminhamento clínico geral, avaliação de medidas antropométricas e sinais vitais. Além de acolhimento e atendimento odontológico.

 

Unidade Básica de Saúde (UBS) Afonso Pena

Haverá no dia (24/11) uma palestra sobre “Saúde Integral do Homem” com o psicólogo Paulo Prazeres. No dia (29/11) haverá uma palestra com estagiários de fisioterapia sobre a saúde do homem.

 

ESF Quilombo

Hoje (23/11) está acontecendo acolhimento para orientações sobre a saúde do homem na comunidade Branquinhos e Costas.

 

C.S Ipiranga

Hoje (23/11) às 7h30 foi realizada uma ação no salão da Igreja Nossa Senhora Guia, com uma palestra sobre Alimentação Saudável com o nutricionista Régis Jhonatan.

 

Dia (24/11) das 17h às 19h, haverá, na unidade de saúde: vacinação, testes rápidos de IST, aferição de pressão e palestra sobre a Saúde do Homem com a médica Célia Faria.

 

No dia (25/11) às 7h30, haverá, no salão da Igreja Nossa Senhora Guia, uma palestra com o assistente social Gabriel Cavalcante sobre “Direitos Sociais”.

 

No dia (26/11) às 13h, haverá uma roda de conversa com a endocrinologista Aísha Aguiar sobre “Disfunção Erétil”.

 

No dia (29/11) às 7h30 na unidade de saúde, haverá uma sala de espera com a pediatra Patrícia Andrade sobre o tema “Criança Saudável, Adulto Saudável”.

 

No dia (30/11) às 7h30 no salão da Igreja Nossa Senhora Guia haverá uma palestra com a fisioterapeuta Roberta Almeida sobre “Atividade Física e prevenção de doenças”.

 

 

ESF Planalto

Hoje (23/11) às 7h30 foi realizada, na unidade de saúde haverá uma sala de espera com a dentista Andrea Karini sobre a Prevenção do Câncer de Boca.

 

No dia (25/11) na unidade de saúde haverá a realização de testes rápidos de IST com os enfermeiros Joseane da Silva e Thiago Marques.

 

No dia (26/11) às 7h30 haverá uma sala de espera com o assistente social Gabriel Cavalcante sobre Prevenção e causas da mortalidade masculina.

 

No dia (30/11) às 13h haverá uma sala de espera com a endocrinologista Aísha Aguiar sobre “Disfunção Erétil”.

 

 

© 2009-2021. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.