sábado, 17 de Setembro de 2016 11:00h Pollyanna Martins

Ações na Semana Nacional do Trânsito serão realizadas em Divinópolis

O foco das ações é despertar a mudança de comportamento dos condutores e promover a paz no trânsito.

O Departamento de Trân­sito de Minas Gerais (Detran­-MG) irá realizar várias ações para a Semana Nacional do Trânsito. As atividades, que co­meçaram ontem (16), vão até sexta-feira (23) e o tema deste ano dá continuidade à pro­posta para a campanha “Maio Amarelo de 2016”, intitulada de “Eu sou +1 por um trânsito mais humano”, e acompanha a evolução da educação de trân­sito durante a década mundial de ações para a segurança do trânsito 2011/2020. A primeira ação realizada ontem foi uma blitz educativa conjunta, com abordagem aos motoristas, distribuição de folhetos, ma­terial educativo e bafômetro descartável.

Já na segunda-feira (19), às 12h, será organizado pela Associação Nacional dos De­trans (AND) um ato simbólico, quando todas as unidades dos Departamentos de Trân­sito no país vão paralisar o atendimento ao público e os servidores levantarão para fazer um minuto de silêncio. Conforme o Departamento, o ato prestará uma homenagem aos mais de 40 mil brasilei­ros que morrem nas ruas e estradas todos os anos. Na quinta-feira (22), será realiza­do, no auditório da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos, em Belo Horizonte, o 56º Concurso Motorista e Mo­tociclista Padrão. A premiação tem como objetivo homenage­ar condutores que tenham se destacado por boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos. A ação tem como objetivo valorizar e incentivar o condutor que demonstra ati­tudes cidadãs no dia-a-dia no trânsito, de forma responsável, solidária e comprometida com a segurança viária.

NASCENTES DAS GERAIS

A AB Nascentes das Gerais também terá programação em várias cidades ao longo do Sis­tema MG-050/BR-265/BR-491 durante a Semana Nacional do Trânsito. A concessionária realizará as ações entre os dias 18 e 25 de setembro. Serão feitas palestras, apresentações teatrais, blitzen educativas, Caminhoneiro na Via e Pedes­tre na Via, que acontecerão no trecho, com o tema da campa­nha deste ano. As atividades integram o Plano de Gestão Social (PGS) da concessionária e, dentro da campanha Usu­ário na Via, serão entregues seis mil panfletos nas praças de pedágio.

O gerente de operações da AB Nascentes das Gerais, Marcelo Aguiar, lembra que a concessionária promove regularmente ações educati­vas no Sistema MG-050 e na Semana Nacional do Trânsito realiza eventos simultâneos para despertar nos usuários e nas comunidades a ideia de que é papel de todos diminu­írem as ocorrências em ruas e rodovias. “Queremos mostrar que todos somos responsáveis por fazer um trânsito mais se­guro”, afirma. Em Divinópolis, a Nascentes realizará a ação “Educação na Via: Apresen­tação Teatral e Intervenções de Recreação sobre Educação no Trânsito”, no sábado (24), de 8h às 12h, no Colégio Sesi Divinópolis.

VLI

A VLI, empresa que admi­nistra a oficina e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Divinópolis, irá realizar entre os dias 17 e 25 de setembro, em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, diversas ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito. Entre as iniciativas, está a realização de um simulado de abalroamen­to – colisão entre um trem e um veículo – hoje, às 8h30, na passagem de nível no bairro Esplanada. A ação tem como objetivo orientar motoristas e pedestres sobre como pro­ceder a uma travessia segura da linha férrea. A ação terá participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Durante a atividade, equi­pes da VLI e dos órgãos envol­vidos reforçarão a importância da convivência harmônica entre ferrovia e a comunidade. De acordo com a empresa, um dos pontos levantados na en­cenação, por exemplo, é o de que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. “Por isso, ao notar a aproximação da composi­ção, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar. Os maquinistas da companhia são treinados para acionarem buzinas e faróis das locomoti­vas ao trafegarem em trechos urbanos”, explica o gerente de manutenção de vagões da VLI, Leonardo Lopes.

Além do simulado, a em­presa irá realizar durante a se­mana mais de 20 outras ações em Divinópolis, com o intuito de orientar a população a manter um comportamento seguro em relação à ferrovia. As iniciativas envolvem apli­cação de palestras e jogos em seis escolas da cidade, blitzen educativas com a Polícia Mili­tar, abordagens de rua e visita a empresas de vans escolares, táxi, moto-táxi e de transporte público para repassar dicas de segurança.

PREFEITURA

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Set­trans) também fará ações na Semana Nacional do Trânsi­to 2016 em Divinópolis. Na segunda-feira (19/09), a pro­gramação terá início às 8h30, com uma Ação Educativa na Rua São Paulo com Avenida 1º de Junho. Às 12h30, acontece uma Blitz Educativa na pas­sagem de nível do Esplanada (Avenida Antônio Olimpio de Morais) e, às 19h, haverá uma palestra no Cetepe (Centro Técnico Pedagógico), no bair­ro São Sebastião, sobre a Tran­sitolândia Colégio Tiradentes.

Terça-feira (20/09), às 8h, acontece uma palestra sobre educação no trânsito na Esco­la Municipal Professor Darcy Ribeiro e, às 8h30, haverá uma Ação Educativa na Rua Goiás com Avenida Antônio Olímpio de Morais. Às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), será realizada uma palestra educativa para motoristas de vans escolares. Às 19h, a palestra será na Es­cola Estadual Joaquim Nabuco sobre a Transitolândia Colégio Tiradentes.

Dia 21, quarta-feira, acon­tecerá uma Blitz Educativa às 7h na passagem de nível do bairro Porto Velho e, às 8h30, uma Ação Educativa na Rua Minas Gerais esquina com Avenida Getúlio Vargas. Às 9h30 e às 15h30, acontece­rão palestras direcionadas aos motoristas do consórcio Transoeste, no auditório da Trancid. Às 16h, a palestra educativa sobre o trânsito será na E.M. São Geraldo.

Na quinta-feira (22/09), às 8h30, haverá uma Ação Educa­tiva na Rua São Paulo esquina com Avenida Antônio Olímpio de Morais. Às 14h, acontecerá uma palestra na Escola Muni­cipal Professor Darcy Ribeiro e, às 15h, a palestra será para taxistas no Auditório da Set­trans. Às 19h, acontece uma palestra na E.E. Dona Antônia Valadares.

Encerrando a Semana Na­cional do Trânsito em Divinó­polis, na sexta-feira (23/09), às 8h30, será realizada uma Ação Educativa na Rua Goiás esquina com Rua Bahia, às 10h, uma palestra na Escola Municipal São Geraldo e, às 12h30, uma Blitz Educativa na passagem de nível da Rua Paraná.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.