segunda-feira, 27 de Maio de 2013 06:56h Daniel Michelini

Ações sociais fazem parte da programação de sábado no São José

Alunos do curso de fisioterapia da Funedi participarão do programa promovido pela TV Integração

A partir das 8h de hoje, ações sociais serão feitas na Praça da Bíblia, no alto do bairro São José, próximo ao Parque de Exposições de Divinópolis. O evento contará com a participação, entre outras instituições, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Tiro de Guerra, da Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom) e de várias secretarias municipais.

Além deles, alunos e professores do curso de fisioterapia da Funedi/Uemg estarão presentes. Segundo a coordenadora do curso de fisioterapia, Viviane Gontijo Augusto, serão realizadas aferição da pressão arterial e dicas sobre alongamento para os adultos, além de atividades de cunho psicomotoras para todas as crianças presentes. Essas atividades consistem em trabalhar a capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade.

Viviane diz que justifica-se a ação psicomotora, pois se sabe que a Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do sujeito como um todo, que tem por objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas do desenvolvimento humano da criança.

“Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem”, afirmou a coordenadora.

Assim, a coordenadora destaca a importância de uma instituição educacional participar de atividades como essa. “Ao participar de programas como este a FUNEDI cumpre o seu papel de aproximar o conhecimento acadêmico da comunidade e cria oportunidade para que os alunos vivenciem a prática dos conhecimentos teóricos numa troca de saberes com a população”.

Além disso, Viviane afirma que os participantes tem oportunidade de serem acolhidos e de receberem informações importantes que podem auxiliá-los no cuidado com a saúde.

A coordenadora revela que a cidade carece de programas de cunho social como esse, além de promover a socialização.

“Quanto mais ações que envolvam troca de saberes entre os profissionais, alunos e comunidade, maior será o envolvimento de cada um no cuidado com a saúde. É uma forma também de aproximar das pessoas de vivenciar experiências novas no ambiente onde elas vivem”.
Para finalizar, Viviane diz como foi feita a mobilização com os alunos para que eles participassem do evento. “Foram selecionados os alunos que tem interesse em desenvolver ações de promoção da saúde e que já cursaram disciplinas que abordam este tema”.

O projeto é desenvolvido pela TV Integração, em parceria com diversas instituições. Em Divinópolis, estão agendadas outras duas edições: nos dias 25 de julho no bairro Serra Verde e 21 de setembro nos bairros Bom Pastor e Danilo Passos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.