quinta-feira, 15 de Janeiro de 2015 08:41h Atualizado em 15 de Janeiro de 2015 às 08:46h. Mariana Gonçalves

Adefom realiza assembleia para anunciar o plano de trabalho de 2015

No próximo dia 29 será realizada, a partir das 8h, na sede da Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom)

No próximo dia 29 será realizada, a partir das 8h, na sede da Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), uma assembleia geral que tem por objetivo passar aos associados um informe sobre as atividades realizadas no ano de 2014, bem como a fazer a prestação de contas referente a 2014. Além disso, o encontro visa apresentar o plano de ação da instituição para 2015.
Segundo o diretor da Adefom, Reginaldo Couto, a entidade fará o possível para se aproximar ainda mais da população. Esse ano haverá a troca dos componentes da diretoria, outro motivo pelo qual ele considera necessária a participação maciça da sociedade. “Queremos buscar a sociedade para estar mais presente naquilo que é dela, porque a Adefom é um patrimônio de Divinópolis e região. Então ela tem que ser zelada e protegida por todos”, diz.
A associação mantém uma fábrica de cadeira de rodas, um setor de habilitação e reabilitação, serviço de encaminhamento ao mercado de trabalho, atendimento para encaminhamento aos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dentre outras atividades de assistência. Além disso, a entidade mantém ainda atividades da Sala e Recurso e do Núcleo Adefom.
Conforme Reginaldo, para todos esses setores a equipe da associação cria anualmente um plano de trabalho. “Esse plano é apresentado para a diretoria que analisa e, dentro do possível, incrementa mais melhorias. Nisso temos um plano bem desenhado, que será apresentado em assembleia para os nossos mais de seis mil associados”, explica. Todos os associados e a população estão convidados para a assembleia na entidade, que fica na Rua Afonso Pena, nº 430, bairro Manoel Valinhas.

 

BALANÇO
Para Reginaldo, a associação fechou o ano de 2014 com diversas conquistas. “Tivemos um grande desenvolvimento. Graças a Deus conseguimos, enquanto atividades da Adefom, manter as nossas contas em dia e isso graças ao apoio das pessoas que doaram e acreditaram no nosso trabalho. Tivemos avanços no quesito acessibilidade, com 100% da frota de transportes coletivo adaptada para receber as pessoas com deficiência, além disso realizamos com êxito a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e pudemos somar ainda mais na nossa sociedade, tendo o apoio das superintendências Estadual e Municipal de Ensino, entre outras instituições”, conta.
O presidente da Adefom destacou também conquistas na área de assistência social à pessoa com deficiência, com a implementação do Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência. Segundo Couto, a ação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, mas conta com a parceria da associação.

 

FIA
Cabe destacar ainda que a associação está participando do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), que capta e aplica recursos nas ações de atendimento a esse grupo. “Doando para o FIA em nome da Adefom, vamos pode atender e cuidar mais ainda das nossas crianças com deficiência. Aliás, temos uma demanda altíssima de serviços para as crianças e aqui na cidade, como serviço gratuito, elas só podem contar com a gente”, completa Reginaldo.
O integrante da comissão da diretoria da Adefom, Marco Antônio Gomes de Sousa, falou sobre como uma maior divulgação do FIA vai ajudar a entidade a conseguir as doações necessárias para o atendimento das crianças. “Esse programa passa muito batido, às vezes a pessoa nem sabe como fazer para ‘doar’ para o FIA e por isso não ajuda. Além disso, falo para as pessoas, principalmente os empresários, para que nos ajudem. O dinheiro não será destinado para outra coisa a não ser o bem estar das crianças, inclusive a Adefom fica aberta de segunda-feira a sexta-feira, então a pessoa pode vir aqui ver, pode acompanhar o que estamos fazendo”, finaliza.

 

Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.