sexta-feira, 27 de Março de 2015 13:26h

Agricultores familiares serão contemplados com projetos para uso racional da água

O trabalho desenvolvido pela Codevasf no perímetro Mandacaru, em Juazeiro, na Bahia, é um exemplo de economia de água na irrigação e aumento dos índices de produtividade dos produtores

A ação possibilitou a substituição dos antigos sistemas de irrigação por sistemas localizados mais eficientes, como o de gotejamento e microaspersão. O agricultor Deuzival Saraiva obteve diversos benefícios.
Sonora: Deuzival Saraiva

Os resultados alcançados na região serviram de base para projetos executivos que serão entregues pela Codevasf a 670 produtores familiares dos perímetros  Bebedouro, em Pernambuco, e Curaçá, Tourão e Maniçoba, na Bahia. Seu Domingos da Silva, que é agricultor do Curaçá, espera um futuro melhor após a implantação do novo sistema.
SONORA: Domingos da Silva

A conversão  trouxe uma economia de água de cerca de 50% no Mandacaru. Nos outros projetos a expectativa é alcançar resultados superiores. É o que explica o secretário-executivo da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Frederico Calazans.
SONORA:   Frederico Calazans

A elaboração dos projetos contou com recursos de R$ 1,5 milhão. Os investimentos são da Codevasf e do Ministério da Integração Nacional. Os documentos serão entregues aos produtores no dia 07 de abril.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.