quarta-feira, 16 de Outubro de 2013 05:03h Bianca Damas

Agricultura Familiar

1ª Feira de Agricultura Familiar valoriza o campo e proporciona um dia de lazer e negócios

Ao som da música caipira e ao sabor dos pratos rurais, os visitantes da FAFAM, Feira dos produtores rurais da agricultura familiar de Divinópolis e região, poderão aproveitar o próximo sábado em família e prestigiar a agricultura familiar. O evento começa a partir de 9h e segue até às 22h com diversas atrações, no Parque de Exposições.
Os pequenos produtores rurais disponibilizarão as colheitas para vendas e consumo na feira de hortaliças, produtos orgânicos, quitandas, temperos, cachaças, doces e outros produtos. “O maior objetivo da feira é valorizar o meio rural e mostrar que é um lugar produtivo, do qual a cidade depende para a alimentação e até mesmo, consequentemente, para saúde”, ressalta o presidente da Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis e Região (Aprafad), Nilson Sérgio Pereira.
Conforme o secretário municipal de Agronegócio, Paulo Marius, outras empresas de agronegócio estarão presentes, com produtos do campo, como adubos, rações e maquinários para venda e demonstração. “A feira será um encontro de negócios, pela qual o município irá mostrar o que está produzindo e terá a oportunidade de estabelecer contato com outras cidades que se interessem nos produtos”, destaca.
Além disso, a Fafam sediará a 3ª Edição do Prato Rural, reconhecido como o festival gastronômico da raiz sertaneja do Centro Oeste Mineiro. O paladar será aguçado com os sabores do Frango Caipira com arroz e quiabo, Tropeiro Caipira com Zuiúdo na Chapa, Torresmo com Mandioca, Bolinho de Milho verde, Pamonhas doce e salgada, Coxinha de Galinha Caipira, Pastéis fritos, churrasquinhos, biscoitos fritos, quitandas, suco de milho, pão de queijo caipira com pernil e linguiça e, para harmonizar, uma degustação de Cachaça Orgânica.
Cantores de Divinópolis e região se apresentarão no 1º Festival de Música Caipira, das 12h às 22h. As duplas vencedoras serão premiadas. Ainda, o melhor cavalo da Cavalgada, o agricultor que mais se destacar, os vencedores das Olimpíadas e os visitantes também receberão prêmios.
Em comemoração à primeira edição da Fafam, uma Cavalgada ocorrerá às 13h, em parceria com o Clube do Cavalo. Os participantes sairão da rua Pitangui e percorrerão pela  avenida 1º de Junho e rua Goiás até o Parque de Exposições. A 1ª Olimpíada Rural também marcará o evento e promoverá provas que farão o resgate das antigas brincadeiras dos tempos da roça, como corrida de saco, do ovo, “pega galinha”, pau de sebo e corrida da galinha. Durante a feira, monitores irão ensinar como funciona a plantação na agricultura familiar, poderão trabalhar na terra e levar mudas plantadas para casa.
A Fafam será promovida pela Aprafad e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis. O valor arrecadado no estacionamento e no parquinho para as crianças será revertido para a Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acccom).

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.