segunda-feira, 25 de Maio de 2015 11:29h

Agricultura familiar complementa 250 mil refeições

O Prefeito Vladimir Azevedo lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 24 de fevereiro, e desde a data a proposta já distribuiu 43 toneladas de alimentos a 31 entidades no município

Cento e sete produtores rurais entregam produtos à Secretaria Municipal de Agronegócios suficientes para atender a 5 mil refeições por dia. O programa movimentará R$ 700 mil por ano em Divinópolis.

 

De acordo com o relatório da Secretaria Municipal de Agronegócios, foram dez entregas de alimentos desde o fim de fevereiro. As 43 toneladas nas seis entregas foram suficientes para complementar 25.281 refeições ou 126.405 desde o começo do PAA no município.

 

A entrega de alimentos chega a 31 entidades de pequeno, médio e grande porte. O PAA beneficiou 11 entidades de pequeno porte com 2,8 toneladas de alimentos por semana suficientes para atender ao complemento de 4.522 refeições semanais. O Lar das Meninas, por exemplo, semanalmente recebe 265 quilos de alimentos, que contribuem para servir 250 refeições por semana.

 

“Temos farta mesa de frutas e verduras todos os dias. É importante demais angariar alimentos porque são crianças carentes que recebem alimentação balanceada”, afirmou a secretária do Lar das Meninas, Telma Oliveira.

 

Ainda entre as entidades de pequeno porte, está o Núcleo Divina Luz. A entidade recolheu alimentos suficientes para composição de 500 refeições semanais.

 

Médio e grande

 

O relatório da Secretaria de Agronegócios aponta que 13 entidades de médio porte foram beneficiadas com nove toneladas de alimentos por semana. A Associação Mãe Perpétuo Socorro recebe 570 quilos de alimentos semanalmente para complementar 504 refeições semanais. Sete entidades de grande porte recebem 11,6 toneladas de alimentos por semana pelo PAA.

 

Somente a Clínica São Bento Menni foi beneficiada com 1,3 quilos de alimentos suficientes para contribuir na composição de 2,6 mil refeições semanais. Outra entidade de grande porte é o projeto Somos Amados — são 1.640 refeições semanalmente neste servidas. O presidente da Somos Amados, Arlem Silva, destaca a importância da alimentação balanceada.

 

“Conseguimos atender nossos assistidos com alimentação de qualidade para promover a vida saudável. Também incentivamos as crianças a comerem frutas e verduras, além de oferecermos cursos para melhor aproveitar os alimentos recebidos pelo município”, afirmou.      

Créditos: Juliano Vilela

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.