quinta-feira, 18 de Agosto de 2016 14:27h Mariana Gonçalves

Agro Divinaexpo movimenta mercado rural da cidade e região

POR MARIANA GONÇALVES

mariana.goncalves@gazetaoeste.com.br

 

A Agro Divinaexpô está sendo realizada por meio do Sindicato Rural de Divinópolis, em parceria com a Associação dos Pecuaristas de Leite do Centro-Oeste de Minas Gerais (Unileite). As atividades envolvem desde torneio leiteiro à exposição de animais e realização de cursos de capacitação. “O torneio leiteiro teve início na última terça-feira, ontem, teve início a exposição dos animais, hoje e amanhã é o julgamento. Sexta-feira tem ainda o Leilão de Elite, vamos com a programação até domingo. Nesse ano, a previsão de negociação dos leilões é em torno de R$ 2,5 milhões”, disse o presidente do Sindicato Rural, Irajá Nogueira.

Conforme destacou Irajá, o evento conta com 200 animais inscritos, de 25 criadouros. Entretanto, participam do leilão cerca de 50 criadouros. “O leilão de gado de corte de ontem, por exemplo, teve 1.500 cabeças de gado, e o leilão de gado de leite, previsto para a sexta-feira, serão 200 cabeças de gado girolando”, afirma.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, a Agro Divinaexpo nasceu dentro das ações da Divinaexpo, mas, devido ao crescimento da festa, foi necessária uma separação para que o produtor rural tivesse a oportunidade de ter uma semana voltada somente para ele. “Antes era tudo feito junto, e nós resolvemos separar. Esse já é o segundo ano que este evento é feito separado, isso para termos mais espaço e podermos dar mais atenção ao produtor. É um evento voltado totalmente para o dia-a-dia dele, com palestras por empresas que vendem insumos de uso diário. Leilão de gado de leite, leilão de gado de corte, cursos de inseminação artificial, de tratoristas, laticínios, entre outras coisas”, explica Irajá Nogueira.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Hoje, terá início a abertura dos estandes. Haverá ainda mostra de artesanatos rurais, shopping de animais e show regional.

Amanhã, encerramento do torneio leiteiro, às 14h. Dia 20, julgamento às 8h e encerramento dos julgamentos. Premiação final; exposição. Torneio leiteiro e concurso de silagem.

Apresentação dos peti agility às 16h. Confraternização às 17h.

Dia 21, prova de tambor às 9h.

 

RANCHO DO PEÃOZINHO

 

O Rancho do Peãozinho – espaço voltado para as crianças, com a exposição de minianimais, é tradicionalmente realizado dentro da Divinaexpo, no entanto, nesse ano, houve dois dias de chuva durante o evento, o que impossibilitou a visitação das famílias, por esta razão, agora está sendo realizado mais uma edição do rancho. O local está aberto à visitação das famílias e escolas. A entrada é gratuita, o rancho fica aberto de hoje até o dia 20. “Gostaria de convidar as famílias divinopolitanas para que, a partir das 13h30 de hoje, venham visitar o rancho do peãozinho aqui no Parque de Exposições. A entrada é gratuita, então, as pessoas que quiserem trazer suas crianças para verem os animais, serão todos bem vindos”, frisa Irajá.

 

RODEIO DE 2017

 

Logo após o fim da Divinaexpo de 2016, a equipe do Sindicato Rural começou as mobilizações para o projeto de 2017. Irajá adiantou algumas das primeiras mudanças estruturais que serão feitas na festa para o próximo ano. “Já começamos a pensar na festa para o ano que vem. Agora, no final de agosto, tem o evento de Barretos, e essa é uma festa que forma opinião e o mundo sertanejo se encontra lá, é um evento que nós damos um suporte. Mas, para a Divinaexpo 2017, vamos cobrir as arquibancadas, fazer a virada da arena, vamos direcionar mais este espaço, agora, com o aterro da antiga arena, ganhamos mais área, então vamos mexer nesse espaço da arena nova, claro que visando mais conforto, e melhorar a circulação do público, então, para o ano que vem, vamos ter mudanças significativas”, completa o presidente do Sindicato Rural.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.