terça-feira, 29 de Novembro de 2011 14:31h Cristiane Fernandes

Alguns cuidados são necessários na hora de instalar os enfeites natalinos

Os enfeites de Natal, principalmente os ligados a rede elétrica, devem estar bem instalados para não causar prejuízos aos proprietários dos imóveis

Falta menos de um mês para o Natal e as lojas da cidade já está decoradas a espera da melhor época o ano para as vendas. Arvores de natal, pisca-pisca, papai Noel e presépios são os enfeites mais procurados pelos moradores, mas a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), alerta para os cuidados necessários com a instalação dos enfeites luminosos.


Antes de realizar a compra de qualquer enfeite de natal, principalmente os ligados a rede elétrica, é preciso ter alguns cuidados, é fundamental o produto ser aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) “o ideal é escolher itens de qualidade, que tenham o melhor nível de isolamento elétrico possível. Por isso, recomenda adquirir apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), pois são submetidos a testes que garantem a segurança” alertou o engenheiro de segurança do trabalho Demétrio Aguiar, da Cemig.


Na hora de instalar os enfeites, é recomendável pedir a ajuda de um profissional, de um eletricista, para evitar acidentes relacionados com a rede elétrica. A presença de um profissional evita a sobrecarga e faz uma análise da instalação elétrica da residência ou da loja. Para evitar curtos circuitos é recomendável evitar a ligação de muitos enfeites em uma mesma tomada e não usar adaptadores com os “T”. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica Demétrio Aguiar.
Os enfeites antigos devem passar por manutenção e ficar atento se existe algum fio descoberto para evitar futuros transtornos, eles também terão que ser utilizados com adaptadores, pois eles, provavelmente, não são compatíveis com os novos plugues e tomadas assim, os riscos de acidentes é maior.
Recomendações da Cemig:


• Para a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica.
• Muitas árvores de Natal são feitas de arame e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental.
• Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.
• Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.
• O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação.
• Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento.
• Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica ou pontiaguda.
• Após a instalação, corrija os pontos de aquecimento. Siga corretamente as instruções do catálogo do fabricante.
• Dê preferência aos enfeites impermeáveis. Eles são mais seguros e duram mais.
• Dê preferência às lâmpadas de LED. Além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.