sexta-feira, 5 de Setembro de 2014 06:39h

Alunos de escola municipal produzem jornal e disseminam criatividade

Alunos da Escola Municipal Antonieta Fonseca no bairro Quinta das Palmeiras produzem jornal mensal com acontecimentos da escola e da comunidade.

O jornal é sucesso entre os alunos da escola e tem o apoio da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, que acompanha os trabalhos da escola.

A idéia de criar o jornal surgiu do gosto dos alunos em contar casos de acontecimentos no bairro e na própria escola. A diretora da E. M. Antonieta Fonseca, Helaine Ferreira Gonçalves, ressalta que a criação do jornal só trouxe benefícios aos alunos. “Os alunos gostam de se comunicar, de contar o que aconteceu no bairro e na escola. Sempre tínhamos que parar as aulas para dar atenção às histórias contadas por eles, assim, surgiu a idéia do jornal. Acabamos com o problema de ter que interromper as aulas e criamos um projeto bom para escola em que todos compartilham dos benefícios” disse a diretora.

O jornal é editado pelos alunos 1º turno (5º ao 9º ano), onde a turma responsável organiza notícias da escola e transmite aos alunos em forma oral. Cada sala tem um professor padrinho que fica responsável por ajudar os alunos na produção e edição do jornal. Os temas abordados são variados. Em pauta pode estar acontecimentos do bairro como da escola. Atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula também entram em pauta, assim como datas comemorativas, poesias e textos variados feitos pelos alunos.

O jornal que recebe o nome de “EMAF NEWS” é apresentado pela turma responsável, naquele mês, de forma oral. Para evitar custo ele não é impresso. “Optamos pela apresentação oral para não gerar custos. Todo início do mês, geralmente nos dois últimos horários de um dia previamente estabelecido, a turma responsável faz a apresentação. Os alunos adoram atividades fora de sala de aula. Eles participam, escutam e aprendem muito. Sempre tem apresentações de música, dança, hip hop. Muitas vezes apresentações feitas em sala de aula ficam tão interessantes que são reapresentadas para o jornal. Os alunos são muito criativos e nós buscamos estimular cada vez mais a criatividade e a vontade de aprender desses estudantes” finalizou Helaine.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.