sexta-feira, 13 de Junho de 2014 06:42h Atualizado em 13 de Junho de 2014 às 06:44h. Pollyanna Martins

Alunos de várias escolas de Divinópolis fazem feira em shopping da cidade

Os estudantes venderão produtos feitos com embalagens Tetra Pak

Alunos das escolas estaduais Padre Matias Lobato, Dona Antônia Valadares, Lauro Epifânio e Projeto Pescar vão realizar amanhã uma exposição no shopping Divishop, de produtos que foram criados e desenvolvidos no Programa Miniempresa, organizado pela Junior Achievement de Minas Gerais (JAMG), em parceria com a Gerdau. O evento será das 8h às 16h, onde quatro miniempresas venderão produtos que vão desde porta-luminárias, almofadas para viagem a carteiras feitas com embalagens Tetra Pak.
O programa é dividido em 13 jornadas, como os encontros semanais são chamados, e cada jornada tem duração de três horas e meia. Inicialmente os jovens aprendem pontos fundamentais de uma empresa: como funciona, quais são os termos mais importantes a serem abordados. Após essa etapa os alunos já partem para a aplicação dos conhecimentos na empresa que estão prestes a gerir. “A Feira de Miniempresas é uma oportunidade única que diversos alunos vão ter para encarar um desafio real: o mercado de negócios”, explica Catarina Lutero, gerente geral da Jamg.
Os alunos precisam definir o produto que será comercializado, o nome da empresa, slogan, custos iniciais para a abertura do negócio, pagamento de funcionários, de impostos e até compras de materiais. O valor do capital social varia entre R$ 200 e R$ 1.000, dependendo da escolha do produto de cada miniempresa. As empresas têm suas ações lançadas no mercado e os impostos são cobrados de acordo com o valor real das empresas atuantes no mercado. Ao final do programa, o valor dos impostos é revertido para uma instituição escolhida pelos alunos.

 

 

 

 

EXPERIÊNCIA PRÁTICA
O programa Miniempresa da Junior Achievement proporciona aos alunos a experiência prática em economia e negócios, na criação e operação de uma empresa. A instituição gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma organização convencional com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e liderança. Na última semana do Programa Miniempresa os acionistas ficam sabendo os resultados de seus investimentos. É feito um balanço dos resultados, além da devolução do valor investido com rendimento para cada um dos acionistas, calculado de acordo com os lucros alcançados.
A Feira de Miniempresas é feita também em Belo Horizonte no dia 13 de junho, de 10h às 22h, no Shopping Estação BH. Trezentos e cinquenta alunos de 15 Miniempresas estarão presentes para expor seus produtos. “A Feira de Miniempresas representa a grande oportunidade que os participantes do programa têm de garantir o sucesso da organização e lucros para os acionistas. Todas as miniempresas são auditadas pela Junior Achievement com o auxílio de gerentes das áreas e voluntários envolvidos com cada uma das miniempresas”, ressalta Catarina.


 

Crédito: Reprodução

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.