sexta-feira, 16 de Setembro de 2011 18:36h Atualizado em 17 de Setembro de 2011 às 11:18h. André Bernardes

Anvisa proíbe fabricação e venda de medicamentos fitoterápicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicou na última quarta, 14, no diário Oficial da União a proibição da venda, distribuição e fabricação de alguns medicamentos fitoterápicos, que são medicamentos feitos através de plantas.


O fator  que levou a Agência a proibir os medicamentos foram as promessas de resultados milagrosos como a cura do câncer. Na internet anúncios de produtos como um composto de óleo de copaíba com ervas e graviola estava sendo indicado para pacientes de câncer em estado de metástase, que é quando o tumor se espalha pelo corpo. No anúncio, o fabricante ressaltou que a graviola é 10mil vezes mais forte que uma sessão de quimioterapia sem os efeitos colaterais. Uma pomada de aveloz estava sendo vendida para passar em feridas causadas pelo câncer. Nenhum destes medicamentos tinham registro na Anvisa e também possuem efeitos colaterais.


Um dos medicamentos proibidos e que tinha um grande número de vendas nas casas especializadas em produtos fitoterápicos é o chá de sete ervas, que promete emagrecer. O chá é uma combinação das ervas  indicadas para ajudar no emagrecimento como o abacateiro , carqueja , cavalinha, chapéu-de-couro, espinheira-santa, jurubeba, erva de bugre.    

                                      
E era indicado como inibidor do apetite, regulador intestinal além de auxiliar no combate a gordura localizada, celulite, estrias, ansiedade e ácido úrico, e como diurético e depurativo do sangue.   

                                                                            
Andréia Avelar é gerente de uma loja de produtos naturais. Ela contou que o chá de sete ervas é muito procurado por mulheres. “A agência fica muito de cima destes produtos por que não tem estudo comprovado. Trabalho com o chá de sete ervas há muito tempo e nunca tivemos problema com ele” garantiu

 

 

Lista dos medicamentos proibidos

 

Chá sete ervas, usado contra obesidade, colesterol, celulite e gordura localizada
Flor da Índia (xarope) - Boca amarga, cólica, prisão de ventre e dor de cabeça
Flor do Sertão (xarope) - Hepatite, úlcera gástrica, pedras na vesícula e ácido úrico
Flor da Catingueira - Usado como alternativa para vitamina C, com extratos de plantas
Umburana Composta - Tratamento de infecções nos rins, fígado e vesícula
Nutri Plantas (ervas medicinais) - Úlcera, azia, boca amarga e dores gástricas
Folha Santa - Derrames (AVC), palpitações no coração e indicado como "tônico do coração"
Elixir do Pai João (fitoterápico) - Dores de barriga, impotência sexual e perda de memória
Tayu Caroba (elixir natural composto) - Eliminação de cravos, espinhas, tumores e feridas crônicas

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.