terça-feira, 26 de Abril de 2016 11:32h Prefeitura de Divinópolis

Aprovados no concurso do Samu passam por capacitação

O processo visando à implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá a 53 municípios, passa por mais uma importante etapa

Começou nesta segunda-feira (26/04) e se estenderá até sexta (29/04) a primeira etapa da capacitação dos 600 profissionais aprovados no concurso público para atuar no serviço.

O concurso realizado no ano passo teve mais de 5 mil inscritos de várias cidades da região que manifestaram interesse em trabalhar no Samu. A capacitação, de acordo com Márcio Zanardi, secretário executivo do Cis-Urg, é uma forma apresentar o sistema aos aprovados no concurso tratando as especificidades de cada função no Samu.

 

 

 

A capacitação é direcionada a médicos, enfermeiros, técnicos administrativo, auxiliares de farmácia, condutores socorristas entre outros. A capacitação acontece no período da manhã e tarde na Unifenas Campus Divinópolis, localizada no bairro Liberdade.
“A capacitação é composta por parte teórica e prática. Nesta última, serão realizadas oficinas de socorro com simulações com toda equipe que trabalhará dentro das ambulâncias para que eles possam entender e já padronizar qual o protocolo de atendimento do Samu de acordo com as regras do Ministério da Saúde”, explica Zanardi.

 

 

 

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, participou da abertura da capacitação dos servidores. “Estamos dando mais um passo significativo na implantação deste serviço que será importante para salvarmos vidas e diminuirmos possíveis sequelas. O Samu em Divinópolis e em nossa região já começa a ser uma realidade”, pontua Vladimir.

Do total de pessoas que participam da capacitação, 480 irão atuar na rede Samu e 120 compõe o quadro de reserva.

 

 

 

Obras

A implantação do Samu corre sobre a responsabilidade do Consórcio de Urgência e Emergência (Cis-Urg) Centro Oeste. A Central de Regulação do Samu, com mais de 90% obras executadas, está localizada no centro da cidade na Avenida Getúlio Vargas, prédio do antigo Pronto-Socorro. Imóvel que foi cedido pela Prefeitura de Divinópolis para atender as necessidades do Cis-Urg e Samu.

 

 


“O mobiliário e os equipamentos que irão ocupar está unidade, bem como as 23 unidades descentralizadas nos municípios – que serão ponto chaves onde ficarão as 31 ambulâncias do Samus – já está em fase final e os prefeitos estão concluindo a implantação dessas bases”, explica o secretário executivo do Cis-Urg.
Os investimentos estão assegurados por meio de um convênio assinado em dezembro entre o Governo de Minas Gerais e o Cis-Urg Centro-Oeste. Por meio dele foram destinados R$ 7 milhões que estão sendo utilizados para comprar todos os insumos, equipamentos e bens para garantir a implantação do Samu.

 

 

 

O Samu nasce com 18 hospitais mapeados e credenciados em toda a região de abrangência do Cis-Urg. Além de 24 bases de ambulâncias. O serviço contará com 31 novas ambulâncias, dessas sete serão ambulâncias avançadas que praticamente são uma UTI móvel.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.