sábado, 14 de Abril de 2012 10:55h Marina de Morais

Atividades e oficinas da Caravana Mães de Minas começaram ontem

Começaram ontem, por volta das 9h, no Ginásio Poliesportivo do Niterói, as atividades oferecidas pelo projeto Caravana Mães de Minas.  A programação será realizada ainda hoje e amanhã, das 9h às 17h. As atividades e oficinas oferecidas são gratuitas e não necessitam de inscrição.
Segundo a Superintendente Adjunta da Secretaria Regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho, a Caravana de Minas, que teve seu início em agosto de 2011, tem como objetivo sensibilizar gestantes e mães de crianças de até um ano de idade sobre a prevenção da mortalidade infantil e materna.
Durante o evento serão oferecidas oficinas com os temas: Parto normal, Dicas para uma gravidez saudável, Cuidados com o bebê, Confecção de brinquedos e objetos para o bebê e Aleitamento materno.
Estão sendo desenvolvidas também atividades no local, como Registro de momentos em fotos e vídeos, Troca de experiências, Espaço sensorial e Cadastramento no 155. O 155 é call center destinado a dar suporte às mães e gestantes. Elas deverão se cadastrar, para que a saúde materna e infantil durante a gravidez e primeiro ano de crianças possam ser acompanhadas.
Várias mães e gestantes compareceram ao local no primeiro dia para participarem das oficinas e atividades. Cada cabine ficou responsável por uma atividade ou oficina. No Espaço Sensorial painéis luminosos com imagens do feto em desenvolvimento foram dispostos por um corredor. Com fones de ouvido, os participantes podem ouvir informações sobre cada mês da gestação, acompanhados de efeitos sonoros e canções suaves.  A gestante Ana Maria disse que ficou emocionada ao passar pelo túnel e poder ouvir e ver a especialidade de cada fase da gestação. Ela ainda diz estar ansiosa para conferir, em sua própria gestação, as fases a seguir.
O projeto, ao todo, irá visitar cerca de 12 cidades mineiras, intituladas como macrorregiões. Divinópolis é a terceira delas, oferecendo estrutura para que mais 55 municípios possam participar das oficinas e atividades.
O público-alvo do evento são mães de crianças de até um ano de idade, gestantes e familiares. Espera-se que cerca de 900 pessoas compareçam ao evento, somando os três dias de atividades. Durante os dias do evento, todas as atividades e oficinas serão oferecidas durante todo o dia, simultaneamente.
A Caravana de Minas é um projeto do Governo de Minas Gerais em parceria com a Unicef, o Sistema Único de Saúde (SUS), a Associação Imagem Comunitária (AIC) e Prefeitura Municipal de Divinópolis. A Associação do Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acccom) também participou das atividades, com um espaço reservado para informação sobre prevenção de cânceres.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.