quinta-feira, 15 de Outubro de 2015 10:56h

Bairro Itaí prepara programação em comemoração ao Dia Nacional de Saúde Bucal

O Centro de Saúde Itaí ajusta os últimos detalhes da programação alusiva ao Dia Nacional de Saúde Bucal que é comemorado, tradicionalmente, em 25 de outubro

A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças bucais.
Para levar esta informação aos usuários desta unidade de saúde, a partir das 7h. O Centro de Saúde Itaí estará aberto para a comunidade em 29 de outubro com a temática toda voltada para o Dia de Saúde Bucal. Neste dia, às 9h, será feito o agendamento de consultas.
Quem for ao Centro de Saúde do Itaí neste dia contará, ainda, com outras atividades que vão desde apresentação teatral, como o tema: “Porque ter medo do Dentista” e sorteio de brindes diversos.
A intenção é levar o maior número de pessoas a unidade para fazer um trabalho preventivo e, sobretudo, oferecer informação.
“A atenção a saúde bucal é importante porque boa parte das doenças e a própria saúde começam pela boca. Se você não se alimenta bem, por exemplo, não conseguirá ter uma boa saúde bucal e, também, uma saúde geral do corpo. Por isso, é fundamental manter uma boa higiene bucal o que proporcionará dentes e gengivas saudáveis. Colaborando, assim, para saúde como um todo”, explica a Referência de Gestão da unidade, Renata Marques Natividade.
Para receber seus usuários em 29 de outubro, o Centro de Saúde Itaí contará com uma decoração especial com um mural informativo que estará à disposição de todos. Uma tenda com orientações odontológicas também será montada e poderá ser acessada por todos os participantes que contarão com o auxílio de um profissional de odontologia e um assistente de saúde bucal.
O Centro de Saúde Itaí fica localizado rua Faradim, 895, no Bairro Itaí. As atividades em comemoração ao Dia Nacional de Saúde Bucal se estenderão até as 11h.
Cuidando da saúde
“Todos nós sabemos que o sorriso é o nosso cartão de visitas, um sorriso bonito e saudável melhora a estética e aumenta a auto-estima.Temos ótimas razões para mantermos nossos dentes e gengivas saudáveis - sempre sermos capazes de mastigar sem nenhuma dificuldade ou desconforto, o que é essencial para uma boa nutrição; ficarmos bem longe das dores por cáries e problemas gengivais, esses últimos, apontados em  pesquisas recentes como possíveis causadores de outros problemas em nosso corpo, como por exemplo o aumento do risco de doença cardíaca. Felizmente, existem maneiras simples de manter os dentes fortes e saudáveis da infância à velhice e a lista de cuidados com nossa saúde bucal incluem algumas das iniciativas e hábitos que dependem muito mais de nós do que qualquer outra pessoa”, pontua a Apoio Técnico em Saúde Bucal da Semusa, Ronara Machado Santos. 

Dicas para uma boa saúde bucal

1-Comece com os seus filhos desde bem cedo: Apesar de grandes avanços na prevenção da cárie, uma em cada quatro crianças desenvolve sinais de cárie antes de começar a escola. Metade de todas as crianças entre as idades de 12 e 15 tem cáries. Lembramos que o atendimento odontológico deve começar antes mesmo que o primeiro dente da criança apareça, na orientação à mãe sobre a limpeza da boquinha do bebê com gaze ou fraldinha umedecida em água filtrada e, geralmente em torno de seis meses, com o nascimento do primeiro dentinho, essa limpeza já poderá ser feita com uma escovinha bem macia.

2-Uso da escova: É muito importante é escovar os dentes três vezes ao dia, durante alguns minutos, depois de cada refeição com uma escova de cerdas macias. Se não for possível escovar os dentes depois de alguma das refeições, faça todo esforço para começar e terminar o dia com uma boa escovação, escovando bem a língua para evitar o mau hálito.

3-Uso do fio dental: Utilize fio dental antes de cada escovação, pois ele é perfeito para alcançar às áreas onde a escova de dentes não chega e evitando assim a formação de placa bacteriana.

4-Visite o seu dentista regularmente: Nas visitas ao dentista além do exame clínico para verificar a necessidade de algum tratamento, ele irá orientá-lo sobre a forma correta de higienização bucal. Visite seu dentista de uma a duas vezes ao ano.

5-Cuidado com alguns alimentos: Cuidados com os excessos de alguns alimentos e alguns hábitos que possam comprometer a sua saúde bucal, tais como o consumo de café, doces ou refrigerantes, ou o uso do cigarro. Eles podem alterar a cor dos dentes ou mesmo danificá-los de forma permanente provocando sua perda.

6-Protetores de dentes: Esportes e atividades recreativas ajudam a formar corpos saudáveis, mas eles podem constituir uma ameaça para os dentes. Muitas escolas e academias de esportes e treino de lutas exigem que as crianças usem protetores bucais. Seu dentista pode fazer um protetor no formato de sua boca e que será mais seguro para você.

7-Faça sempre seu autoexame: Observe sempre aspectos como dentes sensíveis, as gengivas inchadas, avermelhadas ou sangrando com facilidade e informe ao seu dentista imediatamente.
Estes cuidados fazem a sua boca mais saudável e garantem um sorriso bonito, um bom hálito, boa mastigação dos alimentos, baixo nível de despesas relacionadas com a saúde oral, contribuindo para o estado geral da sua saúde e assegura a permanência dos seus dentes naturais ao longo de toda a vida.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.