terça-feira, 21 de Junho de 2016 17:12h Prefeitura de Divinópolis

Belo Vale e Rancho Alegre ganham unidade de Saúde da Família

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, na companhia do vice-prefeito, Rodrigo Resende, e da secretária de Saúde, Kênia Carvalho, entregou na manhã desta terça-feira (21/06) a Estratégia Saúde da Família (ESF) Belo Vale/Rancho Alegre

A solenidade de entrega da obra faz parte das comemorações dos 104 anos de Divinópolis.

A nova unidade de saúde – que é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários – chega para proporcionar maior comodidade e tranquilidade aos moradores do Belo Vale e Rancho Alegre que antes tinham que buscar atendimento em São Antônio dos Campos (Ermida) ou no bairro Ipiranga. Hoje são 1,7 mil pessoas estão cadastrados nesta unidade com capacidade de atender até 3,5 mil pessoas.

 

 

 

“Atrás da sede, da parede e da placa tem um conceito ainda maior de coragem e de decisão política. Quando assumi a Prefeitura de Divinópolis a cidade tinha, apenas, 15 equipes da saúde e hoje são 32 o número de equipes, ou seja, mais que dobramos a cobertura de atendimento junto a população. O que antes era cerca de 20% de população coberta subiu para mais de 50%. Na prática isso significa controlarmos a população na saúde dela. Para que ela não adoeça. Este é o lado nobre da saúde”, explica Vladimir Azevedo.

A presidente da associação de moradores, Glória Maria Siqueira, destacou que a região ganhou com a unidade de saúde. “Há quanto tempo a gente esperava por isso e agora é inaugurado. Graças a Deus e ao prefeito esta obra está concluída”, afirmou.

 

 

 

Para a secretária de Saúde, Kênia Carvalho, a ESF Belo Vale/Rancho Alegre contribui com a comunidade para ser inserida ao sistema público de saúde. “É comprovado que uma Atenção Básica eficiente – que tem como porta de entrada as ESF’s e Centros de Saúde – consegue resolver 80% dos problemas de saúde de uma comunidade e a gente sabe de todas as dificuldades que temos com a atenção secundária e com a atenção hospitalar. A lógica toda, convergente, no Brasil inteiro é essa: que tenhamos uma Atenção Básica eficiente e que consiga atender as necessidades da população”, pontua a secretária.

 

 

 

“Eu tô muito emocionada porque tem 40 anos que eu moro no Belo Vale e lá os moradores são mais filhos meus do que vizinhos. A gente nem acredita é uma benção de Deus o que está acontecendo agora”, comemora Dona Graça as conquistas para sua comunidade.

Além dos secretários municipais e de parte da equipe técnica da Diretoria de Atenção Primaria da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participaram do evento os vereadores Eduardo Carvalho, Rodyson Kristinamurti, José Wilson e Edmar Máximo.

 

 

A ESF Belo Vale/Rancho Alegre funcionará de segunda a sexta-feira sempre das 7h às 11h e das 13h às 17h. ESF Belo Vale/Rancho Alegre fica localizada na rua Cidade Ladainha nº 290.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.