quinta-feira, 28 de Janeiro de 2016 08:29h Mariana Gonçalves

Bloco do Cléo promete agitar foliões em Divinópolis

Uma das festas mais populares do Brasil está chegando, o carnaval!

O desfile de cores e musicalidade irá tomar conta da nação brasileira, logo no início de fevereiro. Mas já dá para entrar no clima dessa festa, e o melhor de tudo é que os foliões nem precisam sair de Divinópolis para isso. Será realizado neste sábado (30) o projeto Bloco do Cléo, um pré-carnaval que promete reviver na cidade do Divino os velhos tempos em que os blocos saiam para as ruas, cantando marchinhas com melodias bastante irreverentes.
“A nossa principal intenção é plantar de novo a sementinha da cultura do bloco de rua em Divinópolis. Como a grande maioria das pessoas já programou o seu carnaval, resolvemos fazer o evento no último final de semana de janeiro, porque possibilita que todas as pessoas participem conosco”, pontua o organizador do evento, Cléo Júnior.
De acordo com Cléo, a festa terá inicio às 16h, com a concentração na Praça do Mercado. Já às 16h30, o bloco começa o seu trajeto na rua, cantarolando marchinhas de carnaval, segundo ressaltou o organizador, a principal característica do evento é reavivar a cultura dos carnavais de rua, portanto não cantadas e tocadas músicas do gênero sertanejo, axé e funk. “Vamos fazer o percurso pelos bares da cidade passando pela Avenida 21 de Abril, passando pela Praça do Santuário, onde vamos descer a Rua São Paulo, passar na porta do Edifício Costa Rangel, Cervejaria Savassi, Deck Beer, Cipriano e daí retornamos à Praça do Mercado, onde a festa segue até às 22h” conta o responsável pelo evento.

 

 

PARA TODOS

O evento será aberto, sem venda de ingressos. “Não vamos separar público, não vamos ter cordão de isolamento, nem nada que separe as pessoas, porque todo mundo é igual, e festa de carnaval é popular. Queremos atingir desde crianças aos idosos nesse evento. Aproveito a oportunidade e convido toda a população a estar conosco no dia 30”, diz Cléo.

 

 

RESPONSABILIDADE

No Centro, existem diversos prédios residenciais e, para muitos, qualquer evento festivo realizado na região central da cidade, à noite principalmente, é sinônimo de intranquilidade, mas Cléo faz questão de deixar claro que a festa proposta por ele tem hora para começar e terminar. Segundo contou à nossa reportagem, quando completar no relógio 22h, ele mesmo sairá recolhendo tudo o que estiver relacionado ao bloco.
“Vamos manter a cidade limpa, durante todo o percurso, vou recolher o lixo proveniente do bloco. Teremos uma caminhonete que vai nos acompanhar para ajudar nessa junta de materiais, o pessoal do Cebrac estará conosco colhendo as latinhas, porque eles têm um projeto que envolve recolher latinhas para transformá-las em cadeiras de rodas. Então estamos pensando também nesse pós-festa, solicitei da Prefeitura a ajuda da equipe da Emop e um caminhão pipa para lavar as ruas, que por ventura fiquem com cheiro da cerveja. Queremos deixar a cidade sem nenhum dano, até mesmo para que o nosso evento possa ser realizado outras vezes”, afirma o idealizador do evento.

 

 

ESTRUTURA

Cabe destacar que a ação não é de realização da Prefeitura de Divinópolis, a mesma somente prestou apoio aos organizadores. Serão disponibilizados, em pontos estratégicos da cidade, banheiros químicos, além disso, o pré-carnaval contará com o apoio dos agentes da Settrans – que irão fechar as vias para o bloco passar, o auxílio da Policia Militar e está autorizado pelo Corpo de Bombeiros e claro também da
Prefeitura. “Para ficar algo bem democrático, eu conversei com o pessoal do Mercado e eles vão nos oferecer um suporte com relação a manter os restaurantes funcionando e todo o espaço físico do Mercado. A Vila Vicentina estará representada no evento por uma equipe vendendo tropeiro. A renda será revertida em prol da vila. E nós do Bloco estaremos comercializando cerveja, refrigerante, e água a preços populares durante todo o percurso”, acrescenta Cléo.

 

 

COMO COMEÇOU?

Cléo conta que o evento surgiu de uma brincadeira entre amigos. O primeiro bloco do Cléo foi realizado no ano passado, na Comunidade de Água Limpa, a ideia deu tão certo que os animados foliões resolveram estender o projeto para toda Divinópolis.
Quem quiser saber mais sobre o evento, basta digitar no Facebook o nome ‘Bloco do Cléo’.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.