sábado, 11 de Junho de 2016 11:02h Atualizado em 11 de Junho de 2016 às 11:11h. Pollyanna Martins

Cadastramento escolar 2017 começa nesta segunda-feira

Deverão se inscrever para a educação infantil, crianças de 3 a 5 anos, e para o ensino fundamental, crianças que completam seis anos até 30 de junho de 2017

POR POLLYANNA MARTINS

pollyanna.martins@gazetaoeste.com.br

 

Começa nesta segunda-feira (13) o cadastramento escolar 2017 para crianças que completam 3, 4, e 5 anos até 30 de junho de 2017, para ingressarem na educação infantil, e crianças que completam seis anos até 30 de junho de 2017, para ingressarem no ensino fundamental. Os pais e/ou responsáveis terão até 24 de junho para cadastrarem seus filhos na rede pública municipal e estadual.

De acordo com a coordenadora do setor de planos, programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação, Elcia Nunes Godoi, o cadastramento é feito em junho, para que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) possam planejar o próximo ano escolar. “Este planejamento é para organizarmos o ano de 2017, verificarmos a demanda, o espaço físico, o recurso humanos, porque nós temos um número de alunos por turma”, explica. Os candidatos acima de 15 anos que querem retomar os estudos em 2017 no Ensino Fundamental, por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), também podem procurar os polos de cadastramento. “Na rede municipal, nós temos dois polos de atendimento do EJA, que é a Escola Municipal João Severino de Azevedo, e o Centro Técnico Pedagógico, e a rede estadual também oferece a Educação de Jovens e Adultos”, reforça.

 

 

 

 

O artigo 15 da resolução SEE n° 2947, de 16 de maio de 2016, determina que “o Planejamento do Atendimento Escolar para 2017 deve ser formulado com base nos dados obtidos no Cadastro Escolar, na análise do fluxo escolar, na capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino, e objetivando o atendimento com mais qualidade”. A resolução estabelece ainda que, a partir do dia 12 de setembro de 2016, as Superintendências Regionais de Ensino deverão apresentar o Plano de Atendimento Escolar à Superintendência de Organização e Atendimento Educacional SOE/SD. “Em uma ação conjunta, Estado e Município formam uma comissão de cadastro que vai acompanhar a demanda cadastrada, vai avaliar se é necessário um plano de expansão para o ano seguinte”, acrescenta.

Os pais e/ou responsáveis que vão cadastrar seus filhos na rede pública devem procurar os polos de cadastros, que são escolas estaduais, municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). “Todas as escolas vão cadastrar crianças para entrada na educação infantil, ensino fundamental e para aqueles que estão na rede particular e querem passar para a rede pública”, informa. Os pais e/ou responsáveis devem ir aos polos de cadastro com certidão de nascimento (original e cópia), comprovante de residência em nome dos pais ou responsável (conta de luz recente – obrigatório), e no caso de transferência da rede particular ou retorno aos estudos, documento de escolaridade (histórico escolar – original e cópia). “Quem perder o prazo vai ter uma vaga sim, mas vai ser uma vaga remanescente, então, os pais que fizerem o cadastro agora vão garantir a vaga dos seus filhos para o próximo ano”, ressalta.

 

 

 

MATRÍCULA

Após o cadastro, os pais ou responsáveis receberão uma correspondência em novembro para matricular os filhos nas escolas. O período de matrícula será de 12 a 16 de dezembro. “É preciso que os pais cumpram o caso para garantir a vaga na escola. Na educação infantil, os pais fazem duas opções de CMEI’s, já para o ensino fundamental, é o zoneamento, o endereço que a pessoa apresenta, ou seja, a criança vai para a escola mais próxima de sua casa”, conclui.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.