terça-feira, 1 de Setembro de 2015 10:18h Atualizado em 1 de Setembro de 2015 às 10:23h. Mariana Gonçalves

Cadeirada Unificada encerra ações da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

A tradicional Cadeirada Unificada reuniu crianças, jovens e adultos para uma caminhada bastante significativa pelas principais ruas do centro de Divinópolis

A ação marcou o encerramento das atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, mas iniciou uma série de discussões a cerca das melhorias e avanços que as pessoas com deficiência ainda precisam ter em nossa sociedade. Com cartazes, faixas e balões, os participantes trouxeram a público mensagens claras, como o pedido de mais acessibilidade.
Durante a cadeirada, pessoas sem nenhuma deficiência puderam sentir na pele os desafios enfrentados, principalmente, pelos cadeirantes, algumas pessoas sentaram na cadeira de rodas e durante todo o trajeto da caminhada, tiveram que se locomover utilizando somente a cadeira.
Para o presidente da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), Reginaldo Couto, a união da população em busca do bem comum chamou a atenção e foi de extrema importância. “O que nós buscamos realmente é o bem comum, e, por exemplo, a cadeirada unificada não é somente para a pessoa com deficiência, ela é para todos. Aqui estamos trabalhando política pública, onde temos inclusão, acessibilidade, respeito, educação, as pessoas pedem e querem isso”, destaca.
Ainda conforme Reginaldo, todas as ações realizadas com a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência visam fortalecer o “atendimento e entendimento de todos nós, enquanto indivíduos de direito e deveres”, afirma.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres, falou sobre a
cadeirada. “A Prefeitura é parceira destas ações, e eu gostaria, em nome da Prefeitura, destacar o tanto que os deficientes nos ensinam com eles, o pedido deles, a solicitação e a conquista, porque a maioria das coisas, já é um direito de garantia, de mobilidade urbana, de adequações em prédios públicos, do direito a ser prioritário em bancos e outros lugares, principalmente de viver a cidadania da forma mais plena, temos urnas eletrônicas para cegos votarem, isso coloca a Prefeitura de prontidão, e com essa cadeirada, queremos dizer para as pessoas que, no mundo há outras pessoas diferentes e que precisamos aprender com elas, e viver cada dia melhor”, afirma.

 

 

VIVA AS DIFERENÇAS

Esse ano, a semana teve a temática “Viva as Diferenças! O mundo é para todos”, a proposta de, mais uma vez, chamar a atenção da sociedade para, principalmente, as questões de inclusão da pessoa com deficiência. Além da Adefom, se mobilizaram para realizar a semana outras entidades que fazem o atendimento de deficientes no município e a Prefeitura de Divinópolis.

 

 

Créditos: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.