segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 14:02h

Cadeirada Unificada marca encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência

A Cadeirada Unificada marcou o encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Dezenas de pessoas se reuniram na tarde desta segunda-feira (31/06), para participaram do evento saindo da Praça do Santuário, percorrendo as ruas 21 de Abril, Minas Gerais e Antônio Olímpio de Morais e finalizando na Praça Jovelino Rabelo, em frente a Câmara Municipal.

Durante a concentração, os participantes que não possuem deficiência física, puderam sentir algumas das dificuldades enfrentadas diariamente por quem tem utilizando cadeira de rodas e bengala. Alunos e funcionários da Apae, Adefom, Centro de Convivência Salviano Avelar, Escola Raio de Sol, Sociedade dos Surdos e Escola AAvida e a fanfara do Cetepe estavam presentes. Ao final da cadeirada foi realizada uma oração.

A principal finalidade do movimento é conscientizar a população e autoridades da necessidade de oferecer condições de acessibilidade com segurança para as pessoas com deficiência.

Segundo a assessora de comunicação da Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), Juliana Faria de Couto, a realização da semana do deficiente é principalmente para alertar a cidade, os comerciantes sobre a importância da acessibilidade e da inclusão. “O deficiente também é consumidor. Por exemplo: às vezes um cadeirante vai à loja e não consegue nem entrar e ficar perto do produto. Essa semana é um grito por nossa liberdade e por nosso direito. Viva as diferenças, o mundo é de todos”, disse Juliana.

Para a coordenadora pedagógica da Apae e do Helena Antipoff, Clecilia Maia, a semana municipal do deficiente é importante pois todas as entidades que trabalham com a causa se unem. “Preparamos muito para o evento, todos estão unidos nessa semana, discutindo e abrindo os olhos da população. O Movimento cresceu muito desde que começamos, já conseguimos algumas vitórias com o poder público, mas o trabalho não pode parar, precisamos continuar na luta”, ressalta a coordenadora

A Semana

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência teve início no domingo (23/08) com várias atividades na Praça da Catedral. Na terça-feira (25/08) houve uma caminhada de conscientização pela causa nas proximidades da Escola Municipal Raio de Sol com participação de alunos, professores e toda comunidade.

Na manhã de quarta-feira (26/08) foi realizado um encontro entre várias entidades destinadas às pessoas com algum tipo de deficiência. O encontro, realizado na Praça do bairro Danilo Passos I, contou com a presença de estudantes e profissionais do Centro de Convivência Salviano Avelar, Escola Municipal Raio de Sol, Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Isauro Silva, Adefom, Apae, Escola e Instituto Helena Antipoff.


Créditos: Gabriela Alvarenga

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.