quinta-feira, 22 de Novembro de 2012 14:00h Carla Mariela

Câmara Municipal realizou a entrega da Comenda Consciência Negra na última terça-feira

O plenário da Casa Legislativa, na última terça-feira à noite, tornou-se espaço para que ocorressem as homenagens da Comenda conhecida como Consciência Negra. Na ocasião, cada vereador do Poder Legislativo homenageou uma pessoa ou entidade que desenvolvem trabalhos para destacar a importância que o negro tem para a sociedade.

 


O presidente da Câmara, Anderson Saleme (PR), fez a abertura do evento enfatizando que a data, 20 de novembro, em que se comemora o dia do Negro, é o mesmo dia em que a entrega da Comenda acontece, é a data também que se relembra a morte do maior ícone negro da história do país, Zumbi dos Palmares. “ Zumbi é um ícone na luta contra a escravidão no Brasil colonial, lutou também pela cultura negra e pela liberdade do seu povo, estamos aqui hoje para de certa forma tentar minimizar a dívida que nossa sociedade tem com os nossos irmãos negros. Embora não tenha recebido o devido reconhecimento pela sua atuação na construção de nossa sociedade, a presença da cultura afro brasileira pode ser percebida em todo momento no espaço em que vivemos”, frisou.

 


Após a abertura da solenidade, a servidora e mestre de cerimônia, Kiara Lacerda, deu sequência à comemoração e antes da composição da mesa, convidou a Sra. Ruth Eufrásio, que recebeu uma placa do Mundi em reconhecimento do trabalho do seu marido já reconhecido, Vicente Eufrásio. Depois que Ruth Eufrásio recebeu a placa, Kiara Lacerda convidou o vereador Adair Otaviano (PMDB) para fazer a entrega da Comenda à professora Cristina do Divino Espírito Santo. Em seu discurso Cristina disse que se sentia muito honrada com essa Comenda.

 


Anderson Saleme homenageou a Cooperativa de Teatro do Município, representada por Fabrício Ribeiro, que dá sua contribuição para a valorização da raça negra por meio do teatro. O homenageado agradeceu e ofereceu a comenda para todos da Cooperativa e destacou que os negros desse grupo teatral são respeitados, tem o direito de fazerem o teatro que eles querem fazer, segundo Fabrício Ribeiro, a satisfação de receber a Comenda é imensa.

 


Já o parlamentar Antônio Paduano (DEM), agraciou a Revista Raça Brasil, na pessoa de Elissandra Flávia. Plantada em 1996, sua primeira edição contou com 280 mil exemplares que se esgotaram rapidamente. Seu lançamento foi pautado em uma pesquisa realizada por uma agência que hoje é chamada TV WA, que apontava uma significativa e crescente classe média negra brasileira com alto poder de consumo. Em pouco tempo essa revista se tornou a 2ª revista no país compartilhada por mais pessoas. “É um prazer receber a Comenda em nome da Revista Raça Brasil. Vários membros do movimento negro já têm contato com a revista, alguns fizeram a coleção dos exemplares, só que nós nunca imaginávamos que poderia ter tanto espaço essa revista que é de nível nacional. A primeira vez que fizemos uma matéria foi sobre cursos de modelo do movimento e conseguimos o espaço de seis páginas e para nós isso foi muito importante, divulgou muito o nosso trabalho a nível nacional e nós colhemos muitos frutos por isso. Quero agradecer então em nome de toda a família da Revista Raça Brasil”, salientou.

 


Outro agraciado foi o grupo de Capoeira Morro de Santana, pelo vereador Beto Machado (PSDB). O trabalho desse grupo é focado em projetos sociais voltados para escolas, academias e espaços culturais. O grupo atua em vários bairros de Belo Horizonte, Brumadinho, Divinópolis, Oliveira e também em Passa Tempo. Atualmente, amplia a sua atuação no continente europeu.

 


Todos os parlamentares homenagearam cidadãos ou entidades que desenvolvem trabalhos mostrando a importância do negro em Divinópolis e em toda a sociedade. A cantora Tia Elza fez uma apresentação no plenário, como também o grupo Só H que foi um dos homenageados.

 

 

Nomes dos demais agraciados:

 


Vereadora Dra. Heloísa Cerri (PV): Vicente Teixeira
Vereador Edmar Rodrigues (PSD): Grupo Só H
Vereador Edson Sousa (PSB): Grupo Expressão Break
Vereador Gilmar do Davanuze (PRTB): Sílvio França
Vereador Hilton de Aguiar (PMDB): Benedito Gonçalves
Vereador Geraldinho da Saúde (PR): Maurício Mendes
Vereador Pastor Paulo César (PRB): Centro Socioeducativo
Vereador Roberto Bento (PTdoB): Sandra Helena Silva Oliveira
Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB): José Lopes Tiziu (in memorian)
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.