sábado, 9 de Agosto de 2014 04:50h

Campanha de vacinação antirrábica é cancelada

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Animal (Crevisa), informa que este ano não haverá campanha de vacinação antirrábica, que todos os anos é realizada na cidade no mês de setembro.

A Semusa recebeu a notícia pela Secretaria Regional de Saúde de Divinópolis, responsável por entregar a vacina ao município.
O cancelamento abrangerá todo o país. O Ministério da Saúde se posicionou a esse respeito através de Oficio enviado aos governos dos Estados. As doses da vacina são fornecidas pelo Governo Federal e repassadas ao Estado para as devidas distribuições. Porém, este ano há uma incerteza no cumprimento do cronograma de entrega das vacinas por parte dos fornecedores.
Os estoques existentes da vacina no Ministério da Saúde serão distribuídos conforme critério epidemiológico, mantendo prioridade para estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva canina e felina, estados e municípios de difícil acesso na região amazônica e fronteira com a Bolívia e Paraguai.
Minas Gerais não se encontra em área de risco. Os últimos casos da doença registrados no Estado foram em 2006 na cidade de Prados, onde a doença foi transmitida por equinos e em 2012, na cidade de Rio Casca, onde a transmissão foi feita por morcego.
Em Divinópolis a campanha sempre é realizada pelo Crevisa que no último ano vacinou aproximadamente 26.350 animais entre cães e gatos. Cerca de 2.000 doses que sobraram da campanha de 2013 serão colocadas a disposição de interessados. “Como não teremos a campanha esse ano vamos aproveitar as doses que temos em estoque. Quem quiser, basta trazer o animal aqui no Centro de Referência” informou o Coordenador do Crevisa, Alex Marcelino Borges.
Importante ressaltar que caso alguém seja atacado por cães ou gatos, médicos e agentes de saúde estão aptos aos procedimentos necessários. A vítima deve lavar com água corrente e sabão o ferimento e se encaminhar imediatamente a um posto de saúde. “Se alguém for atacado por algum animal ele deve lavar bem o local ferido e procurar um médico para que seja feito tudo para segurança da vítima” orienta o coordenador.
O Centro de Referência de Vigilância em Saúde Animal tem seu foco no controle de zoonoses e continua com suas atividades normais de castração de animais, exames de leishmaniose, vacinação entre outros procedimentos. O Crevisa fica localizado às margens da Rodovia Divinópolis-Carmo do Cajuru, Km 6, estrada de acesso às Chácaras Beira Rio, nº 1.001, sentido Getsêmani.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.