quinta-feira, 30 de Agosto de 2012 14:59h Carla Mariela

Candidatos, comitês e partidos devem ficar atentos ao prazo de entrega da 2ª prestação de contas parcial

No dia 02 de agosto foram entregues as declarações referentes à 1ª prestação de contas parcial de candidatos, comitês e partidos políticos, das eleições 2012. Segundo o TRE/MG todos os candidatos, tanto da chapa majoritária quanto proporcional, encaminharam seus documentos.

 


Para a 2ª prestação de contas parcial, os candidatos devem ficar atentos, pois o último prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral é até o dia 02 de setembro. Nessa 2ª prestação de contas, assim como a 1ª, os candidatos devem enviá-la por meio da internet pelo sistema conhecido como Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

 


Normalmente, no processo eleitoral, o objetivo dessas prestações de contas parciais é fazer com que os candidatos, comitês e partidos políticos, discriminem os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para o financiamento da campanha eleitoral e os gastos que já tiverem realizado. A página da internet foi criada pela Justiça Eleitoral a fim de agilizar o processo de fiscalização dos gastos com a campanha deste ano.

 


É fundamental que todos fiquem atentos, com as datas estabelecidas pela Justiça Eleitoral para que não fiquem prejudicados durante o pleito de Outubro, pois a entrega das prestações parciais fora do prazo estabelecido pode repercutir na análise final das contas de campanha. No total são três fases: a entrega da 1ª prestação de contas parcial, a entrega da 2ª prestação de contas parcial e depois a entrega da prestação de contas final.

 


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, todos os candidatos são obrigados a prestar as contas parciais e finais, mesmo que seus pedidos de registro tenham sido indeferidos ou tenham renunciado a candidatura, o que não é o caso dos candidatos a prefeito de Divinópolis, pois segundo as informações do DivulgaCand, todos eles estão deferidos (aptos para seguirem na campanha eleitoral).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.