terça-feira, 1 de Março de 2011 00:00h

Capacitação contra o tabagismo começa nesta terça-feira

Como parte das comemorações ao Dia Municipal de Combate ao Fumo (26/08) e ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08), começa nesta terça-feira (31/08) o curso de capacitação que a Secretaria Municipal de Saúde ministrará para profissionais de nível superior, de Divinópolis e região, que tenham interesse em atuar no Plano Municipal de Controle de Tabagismo.

O treinamento pretende aumentar o número de profissionais que irão auxiliar na abordagem e no tratamento dos pacientes que desejam deixar o tabagismo com ajuda especializada.

Atualmente o município conta com dez equipes trabalhando nas unidades básicas de saúde do município.

E a capacitação contará com a presença de professores e outros profissionais com experiência na abordagem intensiva ao fumante da Gerência Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Divinópolis.

Esta capacitação será realizada nos dia 31 de agosto e 1º de setembro, das 7h30 às 11hs e de 13h30 às 17hs, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Para esta capacitação são 60 vagas e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas através do email rhsemusa@gmail.com.

Tabagismo no mundo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, ou seja, 1,2 bilhões, sendo 200 milhões de mulheres, sejam fumantes.

Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar. (Fonte: Inca)

 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.