sexta-feira, 22 de Julho de 2011 15:32h Atualizado em 23 de Julho de 2011 às 09:03h. Flaviane Oliveira

Carreata é realizada em homenagem a São Cristóvão

É comemorado nesse fim de semana o dia do Padroeiro dos motoristas

Iniciada no último dia 15, a novena em louvor a São Cristovão chega ao fim na noite de hoje (23). Nesse domingo é comemorado o dia do Padroeiro dos motoristas com carreata que irá percorrer as principais ruas do município. A festa de São Cristovão é realizada no município há mais de 50 anos, dessa forma todos que trabalham ao volante e também os demais fieis são convidados a participar dessa festa.


De acordo com padre Luís Carlos, a programação é extensa, “Primeiro haverá a participação na missa que a gente chama de missa principal que vai acontecer às 14h do domingo (24) na igreja de São Cristóvão. Essa missa será seguida então da procissão e carreata saindo da porta da igreja pela Rua Mato Grosso, Avenida Divino Espírito Santo, Praça da Catedral, Avenida Primeiro de Junho, Rua Goiás e voltando pela Mato Grosso onde nós vamos então abençoar todos os motoristas e seus veículos. Dia 15 nós iniciamos uma novena porque também são Cristóvão é padroeiro da paróquia do Bairro. São momentos de oração a partir da missa com reflexões a cada dia com temas próprios a serviço da evangelização da igreja” explicou.
 

O sacerdote conta que a paróquia de São Cristovão foi construída no município há quase 40 anos. De forma geral padre Luís Carlos avaliou que a participação dos fiéis é muito boa, “O povo é fiel e participa de todas as celebrações. Essa carreata também tem uma participação muito boa de todos os fiéis e já está impressa no coração da cidade de Divinópolis, apesar de que muitas pessoas ainda não conhecem e nem participam, mas aqueles que são devotos sempre freqüentam” completou.


Na noite de hoje (23) será realizada missa às 19h30. Já no domingo, as celebrações serão realizadas às sete da manhã, às nove, as duas da tarde, quando será promovida a carreata e a benção. As festividades serão encerradas com a missa que será celebrada às 19h30.

 

CRISTÓVÃO


Padre Luís Carlos afirma que São Cristóvão é o santo que é tido como padroeiro exatamente pela vida que teve. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. "Cristóvão" significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo".


De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandeza. Em suas andanças um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.