quinta-feira, 22 de Outubro de 2015 09:08h Mariana Gonçalves

Cartório Eleitoral não terá atendimento hoje e amanhã

O cartório da Justiça Eleitoral, responsável pelo atendimento das zonas 102ª e 103ª ZE's/MG, será transferido para uma nova sede, por esta razão, não haverá expediente hoje e amanhã

O Juiz Diretor do Foro Eleitoral, Ather Aguiar, comunica à população que o órgão volta a suas atividades normais na próxima segunda-feira, o cartório deixa a Avenida 7 de Setembro, para o novo endereço, a Rua Pernambuco n° 299.

 

 

CASA NOVA

O imóvel, de dois andares, é próprio, cedido pela União à Justiça Eleitoral. Tem uma área total de 693,29m², seis guichês para cadastramento biométrico e boa acessibilidade na rampa, nas portas e nos banheiros.
Com 100% dos 154.784 eleitores cadastrados, Divinópolis já votou por biometria nas eleições de 2014, assim como outras 25 cidades de Minas. O processo continua se expandindo pelo Estado e já chegou a 218 cidades.

 

 

TECNOLOGIA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza para os eleitores uma ferramenta eletrônica, a qual eles poderão auditar o resultado do pleito municipal de 2016, utilizando o Código QR – um código de barras em 2D, que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. A ferramenta permitirá que qualquer cidadão acesse de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos Boletins de Urna (BU), que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.
O BU já é disponibilizado na internet após o resultado da eleição, o que permite a qualquer pessoa conferir se a informação fornecida pela seção eleitoral é a mesma consolidada na totalização do resultado pelo TSE. Mas, a partir das Eleições Municipais de 2016, com o recurso do Código QR, o eleitor poderá usar seu smartphone ou tablet para fazer a leitura do código que estará estampado no relatório disponível nas seções eleitorais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.