quarta-feira, 24 de Maio de 2017 08:45h Nayara Leite

Castramóvel chega a Divinópolis através de parceria de ONGs

Atendimentos serão feitos até sexta-feira (26)

O castramóvel está em Di­vinópolis desde segunda-feira (22) e irá realizar aproxima­damente 300 castrações até sexta-feira (26).As atividades estão sendo realizadas no Cen­tro de Treinamento do Corpo de Bombeiros, no bairro Dani­lo Passos, e só foram possíveis pela união das Organizações Não-Governamentais (ONGs) em defesa e proteção dos ani­mais da cidade.

Os animais a serem cas­trados foram cadastrados anteriormente, como explica a presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Divi­nópolis (Spad), Josiane Assun­ção, “foram disponibilizadas fichas para a população, para as ONGs e projetos que aten­dem em Divinópolis e buscam melhorias para os animais”.

De acordo com Josiane, o Centro de Referência de Vi­gilância em Saúde Ambiental (Crevisa)não consegue suprir toda a necessidade do muni­cípio, resultando na superlo­tação de animais nas ruas. As ONGs e projetos atuantes na cidade se uniram para trazer o castramóvel e tentar ame­nizar os problemas. “Como o Crevisa não consegue atender a todos que precisam,as ONGs A-Quatro Divinópolis, Spad e Projeto Quatro Patas conse­guiram o castramóvel”.

Os serviços de castração são oferecidos gratuitamente à população e os gastos com estadia, alimentação dos pro­fissionais e combustível são custeados pelas ONGs, que se uniram e arrecadam os valores através de doações.

A coordenadora do cas­tramóvel, Simone Krass,de­talha que a maior procura é por castração em cadelas e, inicialmente, haviam sido liberados apenas 240 atendi­mentos, porém o número de procedimentos foi ampliado e a meta diária é de sessenta, totalizando 300 animais cas­trados, entre cães e gatos. “Na segunda-feira, foram feitos procedimentos em 45 animais e ontem (23) atendemos 60. Acredito que a meta geral está bem próxima”.

Outro problema enfren­tado pelas associações é a falta de lar temporário para os animais se recuperarem após a castração. “Muitos cães que estão na rua não poderão ser castrados, por falta de um lar temporário para a re­cuperação”, lamenta Josiane Assunção.

Para a população, foram oferecidas, inicialmente,80 castrações, as demais foram distribuídas entre as institui­ções da cidade.A presidente da Spad relata que a procura pelo serviço é grande e,mesmo com os cinco dias de trabalho, não será possível atender a todos. “Tem muita gente procurando e precisando da castração, no Crevisa são seis ao dia, quantidade insuficiente para Divinópolis, no castramóvel são realizadas até sessenta”.

AVALIAÇÃO DOS ANIMAIS

Os animais, antes da rea­lização do procedimento, são avaliados rigorosamente pelos profissionais e, infelizmente, alguns não são liberados. Jo­siane ressalta que os cães que não estão aptos à castração sedem lugar a outros animais inscritos em uma lista de es­pera. “Todas as fichas já foram distribuídas, mas a triagem dos veterinários é muito ri­gorosa e alguns cães não são liberados para a castração. Quando isso acontece, temos uma lista de espera, oque fa­zemos é entrar em contato e preencher as vagas.”

RESULTADOS

Uma semana de ação do castramóvel em Divinópolis vai auxiliar no controle da po­pulação canina, contudo, não solucionará. “Essa semana de ação vai ajudar, mas não resolver, pois a quantidade de animais nas ruas de Divinópo­lis é uma coisa absurda. O que a Prefeitura não faz, a gente, como ONG, tenta amenizar. Maslógico que não vamos conseguir resolver, mas vamos tentando aos poucos”, ressalta Josiane.

PROJETO

O projeto foi criado pelo deputado estadual Noraldino Júnior (PSC), em parceria com a ONG Ajuda.

Com a castração dos ani­mais, são prevenidas doenças e o acúmulo dos animais na rua, conforme explicou Jo­siane.

Neste ano,o projeto já be­neficiou três municípios da região Centro-Oeste, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata e agora Divinópolis.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.