quarta-feira, 10 de Junho de 2015 10:54h Atualizado em 10 de Junho de 2015 às 10:59h. Mariana Gonçalves

Católicos celebram trezena de Santo Antônio

O Santuário de Santo Antônio, localizado na Avenida 21 de Abril esquina com Rua São Paulo, está realizando a trezena em celebração ao padroeiro da paróquia

As comemorações irão ocorrer até o dia 13 – Dia de Santo Antônio. O tema escolhido esse ano foi “A vida consagrada na Igreja hoje”.

Na celebração de hoje, com início marcado para as 19h, a temática será “Vida consagrada - Testemunho de Amor Fraterno, Solidariedade e Partilha”, da Carta Apostólica. Haverá a participação do Coral da Imaculada Conceição.  Santo Antônio é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de Junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.

De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

PROGRAMAÇÃO

A partir das 19h de amanhã, haverá a celebração do 11º dia da Trezena, “Vida Consagrada, uma vocação à santidade” (Carta Apostólica). Presidida por Frei Patrício de Moura Fonseca. Pregador: Frei Vicente Paulo do Nascimento. Reza da Trezena benção dos pães e dos forasteiros. Responsáveis: Comunidade de São Geraldo. Às 20h, lançamento dos livros: “História da Província Santa Cruz II”, “Tribunal de Manoel” (Frei Jonas), “Vos sois todos irmãos” (Frei Fabiano).

Dia 11, “Louvado sejas meu senhor, pela irmã água, útil e humilde, preciosa e casta”. Às 19h, missa presidida por Frei Pedro José de Assis. Reza da Trezena, benção dos pães, da água e dos forasteiros. Responsáveis: Encontros de Casais com Cristo (ECC) e Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC). Participação Grupo de Canto Renascer.

Dia 12, “Presença do Sagrado num mundo em fase de secularização” (Carta Apostólica). Às 19h, missa do 13º Dia da Trezena, presidida por Frei Juvenil Batista da Cruz. Reza da Trezena, benção dos pães, forasteiros e namorados. Responsáveis: Catequese Infantil e Adulto. Participação musical Coral Divinópolis.

Dia 13, “Festa do Padroeiro Santo Antônio - Evangelho, profecia e esperança”. 7h Celebração Eucarística, presidida por Frei José da Cruz. Às 10h30, Celebração Eucarística com Frei Adriano de Wit. Às 16h30, Celebração Eucarística com Frei Antônio Francisco. Às 19h, missa celebrada pelos freis da Comunidade de Santo Antônio, logo após procissão com a imagem de Santo Antônio. Coral Vozes do Santuário Nossa Senhora Aparecida.

ENTENDA

O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o Dia de São João e Dia de São Pedro. Santo Antônio é lembrando no dia 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.

Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano, tendo mais tarde entrado na ordem Franciscana (1220). Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família afluente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte. A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

 

Crédito: Divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.