sábado, 23 de Maio de 2015 09:31h Atualizado em 23 de Maio de 2015 às 10:01h. Mariana Gonçalves

Cavalgada de aniversário da cidade tem trajeto redefinido

Os cavaleiros não poderão mais subir a Avenida Paraná

Dentro de poucas semanas, Divinópolis irá completar 103 anos de emancipação política. As ações, em comemoração ao aniversário do município, começam com o desfile de 1° de junho, realizado no centro da cidade, dentre as atividades apresentadas nesse dia, está a tradicional cavalgada que se inicia na Avenida Primeiro de Junho e termina nas proximidades do Parque de Exposições, na Avenida Paraná. No entanto, por questões de segurança e devido ao grande fluxo de veículos que circulam na Paraná, foi cogitada a possibilidade de não haver mais cavalgada, mas para que essa tradição não acabasse de vez, o organizador voluntário responsável pela parte de inscrição dos cavaleiros, Ricardo Salgado, reuniu-se com a Polícia Militar e representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) nessa semana, para tentar garantir a permanência dos desfiles de cavalo durante as festividades de aniversário de Divinópolis.
Com o novo trajeto, os cavaleiros irão se concentrar na Rua Pains subir a Avenida JK, sentido Primeiro de Junho, passar pela Rua Goiás e descer na Avenida Antônio Olímpio de Morais. De lá, o percurso deverá ser para a Divino Espírito Santo, para que os cavaleiros retornem à Rua Pains.
As inscrições para participar da cavalgada são gratuitas e começam na próxima segunda-feira, na loja Western Bull – Rua Minas Gerais, n° 1256. “No dia da cavalgada, vamos ter uma estrutura para receber os cavaleiros, onde vamos oferecer água para os animais. Lá também poderão ser feitas inscrições”, acrescenta Ricardo.
A concentração está prevista para começar a partir das 8h, o inicio da cavalgada deverá ser às 11h. De acordo com Ricardo, todos os cavaleiros deverão estar com o crachá de identificação. “Vamos contar com a Defesa Civil e a Policia Militar (PM) para ajudar na apreensão do animal e da pessoa que não estiver condizente com o regulamento”, completa o organizador voluntário.
Segundo o Major Jocimar Leão, a exclusão da Avenida Paraná do trajeto dos cavaleiros se deu em razão dos fatos que todos os anos se repetem naquela região. “Temos o estacionamento irregular de veículos e pessoas montadas em cavalos ao longo da Paraná, que prejudica não somente o trânsito, mas a própria paz social, em razão do consumo excessivo de bebida alcoólica nos bares situados naquela avenida, e entre outros problemas de ordem de segurança pública. Queremos melhorar a cavalgada, para que a partir deste ano, ela tome novos rumos, não se justifica promover um evento grande, envolver tantos órgãos públicos, e a gente fechar os olhos para o aspecto da bagunça”, explica o major.

 

INTERVENÇÃO

Ainda conforme o Major, a Polícia, juntamente com a organização do evento, irá realizar a intervenção, sendo necessária, no caso de pessoas que estejam na prática de crimes contra o animal, sejam ele maus tratos ou qualquer outra situação que possa prejudicar o animal. “Além disso, iremos intervir se o cidadão estiver embriagado sob o cavalo e fazendo atos que não sejam condizentes com o ambiente, que tragam riscos a segurança das pessoas. Esperamos que as pessoas se conscientizem e não deixem chegar a este nível, quem quiser participar, que vá, festeje e comemore, mas de forma sadia e civilizada”, pontua Jocimar.

 

PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura de Divinópolis divulgou essa semana que os eventos comemorativos de emancipação político-administrativa começaram no dia 17 de maio e se estendem até 30 de junho. Ao todo, são 64 atividades, entre inaugurações, exposições, sessões solenes, shows, competições esportivas, concertos e conferências programadas para as comemorações.
A Missa Conga e o Café de São Benedito abriram a programação oficial na Praça do Santuário, no domingo (17/05). Na segunda-feira (18/05), teve a abertura da exposição: Multiplicidade do Acervo apresentando a variedade do seu acervo em três ambientes e fica até 10 de junho, no Museu Histórico de Divinópolis, na Praça Dom Cristiano (Catedral).
Dentre as atividades programadas, nesta segunda-feira (25/05), terá a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), na Rua Otoni Olímpio de Oliveira, nº 201 – Bairro Universitário. Ainda na segunda-feira, tem o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado de Minas, de Divinópolis e de Carmo da Mata, Cidade Amiga 2015 na Rotatória da Praça Dom Cristiano - Centro. Também na nesse dia está agendada a Sessão Festiva da Câmara Municipal em homenagem a Carmo da Mata, Cidade Amiga 2015.
Já o 1º de Junho - dia do aniversário de Divinópolis –, será realizado o tradicional desfile cívico-militar, com participação de Carmo da Mata, Cidade Amiga 2015, na Avenida Primeiro de Junho.
Às 22h, na 45ª Divinaexpô, shows com a dupla Chrystian & Ralf e Isabella Resende, com entrada franca, patrocinada pela Prefeitura de Divinópolis. A sugestão dos organizadores é que o público leve dois quilos de alimento não perecível ao Parque de Exposição.
Nos eventos esportivos, tem a 21ª Corrida de Pentecostes, com largada prevista para 8h, em 7 de junho. No dia 17 de junho, tem a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Oficina da Criança no bairro São Roque às 17h30.
A programação termina em 30 de junho, com dois eventos. Às 9h tem a apresentação do Projeto de Lei do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural e Sistema Municipal de Cultura no gabinete do Prefeito Vladimir Azevedo. Já às 17h30, tem a solenidade de arriamento das bandeiras na rotatória da Praça Dom Cristiano.

 

Crédito: Arquivo Pessoal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.