quarta-feira, 27 de Março de 2013 08:11h Mariana Gonçalves

Cemig orienta população acerca de cuidados com as encenações da Semana Santa

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está com a campanha de prevenção aos acidentes envolvendo a rede elétrica nas comemorações da Semana Santa, o objetivo é contribuir para que as celebrações da Semana Santa ocorram de maneira segura. A Cemig alerta a população para os principais cuidados a serem tomados, em comunicado enviado pela companhia energética a imprensa o engenheiro de tecnologia e normalização Demétrio Venício Aguiar, destaca que a população deve ter atenção ao realizar os procedimentos de montagem de palanques, enfeites e utilização de veículos de som, “é fundamental que todos os envolvidos na organização dos eventos conheçam os procedimentos de segurança que devem ser aplicados antes, durante e depois das celebrações, evitando acidentes envolvendo a rede elétrica”, salienta.


O engenheiro ainda explica que os palanques devem manter distância da rede e a montagem e desmontagem dessas estruturas precisam ser feitas com cuidado, para que nenhum material aproxime-se dos fios durante a movimentação, além disso, veículos de som com plataformas para transportar pessoas por exemplo, nos moldes dos trios elétricos requerem verificação prévia do trajeto, para que a distância mínima de 1,5 metro em relação aos cabos seja respeitada. Outra recomendação é redobrar os cuidados com as ligações provisórias, que podem ser realizadas apenas por profissionais qualificados e com a autorização da Cemig.


Para Aguiar o ideal é que os requerimentos sejam enviados á companhia com no mínimo dez dias de antecedência. Em caso de acidentes com a rede elétrica as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, através do116, a central de atendimento funciona 24h.

DICAS DE SEGURANÇA

As instalações elétricas devem ser feitas apenas por eletricistas experientes, é importante que a fiação e o disjuntor sejam compatíveis com a carga total, além de serem acondicionados em caixas apropriadas. Emenda e isolamento inadequados podem causar aquecimento, curto-circuito, choque e incêndio.


No caso da rede conter fios partidos não se aproxime, pois um fio partido pode estar energizado e causar acidentes gravíssimos, em casos como este entre em contanto com a Cemig para que ela mande a equipe técnica ao local.


Antes do evento planeje todo o trajeto caso a encenação ocorra em um automóvel, tenha muita atenção ao transportar esculturas sacras a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica deve ser respeitada.


No caso de enfeites metálicos e serpentinas que são materiais condutores de energia elétrica, estes devem ser manejados com cuidado, ao serem lançados na rede provocam descargas elétricas, curtos-circuitos e rompimentos de cabos, não utilize arame para prender as bandeirinhas e não as instale perto dos fios.


O uso de fogos de artifício deve ser somente em locais abertos longe da rede elétrica e de materiais inflamáveis, em contato com a rede pode ocasionar falta de energia, deixando bairros e cidades inteiras sem luz.


Se houver a colisão de veículos com postes evite encostar na rede, pois o risco de choque é grande,  caso precise sair do automóvel, abra a porta e salte com os dois pés juntos o mais longe possível e  sem tocar a lataria do carro.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.