quinta-feira, 5 de Setembro de 2013 12:54h

Cemig promove eficiência energética no Hospital Clínica São Bento Menni em Divinópolis

O Programa Energia Inteligente, por meio do Projeto Solar Hospital, realiza sexta-feira (6/9) uma ação de eficiência energética no Hospital Clínica São Bento Menni, em Divinópolis. O projeto vai beneficiar milhares de pessoas atendidas pela instituição de

O Programa Energia Inteligente, por meio do Projeto Solar Hospital, realiza sexta-feira (6/9) uma ação de eficiência energética no Hospital Clínica São Bento Menni, em Divinópolis. O projeto vai beneficiar milhares de pessoas atendidas pela instituição de saúde com a substituição dos chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água. O investimento total do Projeto Solar Hospital será de R$ 300 mil.

Além do deslocamento da demanda para fora do horário de ponta, contribuindo com o sistema elétrico do país, a instituição terá redução significativa na sua conta de energia elétrica. A economia gerada por meio da utilização do sistema de aquecimento solar proporcionará investimentos em infraestrutura, alimentação e outras atividades que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, a instalação dos novos equipamentos consolida a posição de liderança da Cemig no cenário nacional quanto à utilização da energia solar para aquecimento de água.

O sistema de aquecimento solar do Hospital possui 208 metros quadrados de placas coletoras e reservatórios com capacidade para armazenar 15 mil litros de água quente.

De acordo com o coordenador do projeto, Cristiano Magalhães, todo o município sairá ganhando. “Com a instalação, o Hospital Clínica São Bento Menni vai racionalizar seu consumo de energia elétrica para aquecer a água nos banhos e demais atividades diárias, deslocando a demanda para fora do horário de ponta. O novo sistema de aquecimento solar vai trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além de proporcionar maior conforto nos banhos”, afirma. Ainda segundo o coordenador, com essa economia, o hospital vai reduzir o valor de sua conta de energia e, com isso, será possível liberar recursos para outros investimentos.


Solar Hospital e Entidade

O Projeto Solar Hospital e Entidade visa à substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água em hospitais públicos do Estado e nas entidades filantrópicas, retirando o consumo de energia elétrica do horário de ponta (17h às 22h). A instalação dos aquecedores solares será realizada em 70 hospitais e entidades. O valor total investido pelo Projeto será de R$ 20 milhões.

 

Aneel – Conforme legislação vigente as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica estão obrigadas aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE, que na Cemig chama-se Programa Energia Inteligente. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a que regulamenta a aplicação desses recursos.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.