sábado, 16 de Maio de 2015 07:07h Atualizado em 16 de Maio de 2015 às 07:09h. Bruna Costa

Centro de Memória da UEMG Divinópolis participa da 13ª Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus ocorre no Centro de Memória na UEMG Unidade Divinópolis entre os dias 18 e 24 de maio

. A programação faz parte da 13ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram). Com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”, a semana busca refletir sobre a ação do homem no planeta e de que maneira os museus podem proporcionar uma melhora na qualidade desta ação. Em Divinópolis, a programação conta com lançamento do Portal EmRedes, oficinas, exposições, mesa redonda e exibição de documentários.
O evento é realizado anualmente em função do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Em Divinópolis, as atividades serão realizadas no Centro de Memória da UEMG e no Museu Histórico. “O Centro de Memória é um órgão de pesquisa e extensão da UEMG que trabalha principalmente na questão da preservação, divulgação e promoção da memória e do patrimônio. Trabalhamos nesse sentido de responsabilidade social e cultural de disponibilizar documentos, fontes, pesquisas sobre a história de Divinópolis e da região Centro-Oeste”, explica a coordenadora do Centro de Memória, Flávia Lemos de Azevedo.
Segundo Flávia, a programação inicia com o lançamento oficial do portal EmRedes, que estará disponibilizando o acervo digitalizado do Centro de Memória, e logo após ocorre uma mesa redonda com o tema “Memória e museologia social: perspectiva e possibilidades de desenvolvimento regional”, no dia 18. Duas oficinas específicas para a educação básica e ensino médio está prevista para ocorrer entre os dias 19 e 22. Além disso, a programação conta com exposições abertas ao público entre os dias 18 e 23 e exibição de dois documentários nos dias 19 e 21.
Além do trabalho com a comunidade acadêmica, é uma programação para o público em geral, “aos que se interessem sobre memória, patrimônio, cultura, nossa programação é bem ampla nesse sentido e oferece a participação de todos”, observa Flávia. Além de promoverem a visitação do Centro de Memória, eles buscam pessoas que possam conhecer o trabalho e o vasto acervo documental, midiático e museológico de Divinópolis e região.
As inscrições para as oficinas e o agendamento de visitas orientadas, tanto para as exposições quanto para o Centro de Memória, podem ser feitas pelo telefone (37) 3229-3561 ou pelo e-mail memória@divinopolisuemg.com.br
TABELA (para matéria ou site)
Programação Completa
18 de maio
Auditório da UEMG Unidade Divinópolis
18h30 às 19h30 – Lançamento do Portal da Memória do Centro-Oeste Mineiro EmRedes
19h30 às 22h30 – Mesa-redonda “Memória e museologia social: perspectivas e possibilidades para o desenvolvimento regional”
18 a 23 de maio - Exposições – UEMG Unidade Divinópolis (bloco 4)
8h às 22h – Varal das Memórias: Conectando Minas em Rede: Religiosidade, Trabalho e Cotidiano
O varal será realizado, simultaneamente, nos Pontos de Memória de Minas Gerais. A partir do dia 24 de maio, todas as mostras se reunirão no Ponto de Memória do Taquaril, em Belo Horizonte (MG)
8h às 22h – “Nossa História, sua Memória: 50 anos da FUNEDI”
19, 20 e 21 de maio - Oficina UEMG Unidade Divinópolis (bloco 4)
14h às 17h – Memória e sustentabilidade
Público-alvo: alunos do 8º e do 9º anos da Educação Básica e do Ensino Médio
20, 21 e 22 de maio - Oficina UEMG Unidade Divinópolis (bloco 4)
14h às 17h30 – Mapas mentais: o olhar dos jovens e adolescentes sobre a cidade de Divinópolis
Público-alvo: alunos do Ensino Médio
19 e 21 de maio - Mostra de documentários Memória e Sustentabilidade (simultâneo)
19h – Auditório da UEMG Divinópolis
“Notícias do Front” Direção: Jader Maia Livre, 2004, doc., 36 min.
19h – Praça Benedito Valadares (Centro, Divinópolis)
“Lembranças da ‘Cidade de Então’: Hilário Azevedo – Recortes Pessoais e Históricos de Divinópolis” Direção: Batistina Corgozinho Livre, 2013, doc., 29 min.
18 a 22 de maio - Visitas orientadas ao acervo do Centro de Memória Centro de Memória – UEMG Unidade Divinópolis (bloco 4)
8h às 22h – O Centro de Memória, durante a Semana de Museus, promoverá a visitação orientada para que a comunidade escolar, universitária e o público em geral possam conhecer suas ações de memória e museologia social
Mais informações: http://www.funedi.edu.br/memoria/eventos/

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.