quinta-feira, 14 de Julho de 2016 16:37h Prefeitura de Divinópolis

Centro de Reabilitação atendeu 11,5 mil pessoas em três meses

O Centro de Reabilitação Regional (Crer) completou quatro anos de atuação e, nos últimos três meses do relatório (março, abril e maio) realizou 11,5 mil atendimentos

Desde sua implantação a unidade de saúde faz em média 3,8 mil atendimentos especializados em reabilitação física por mês, cerca de 190 por dia, encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Somente em maio foram 916 diagnósticos em especialidades, 538 consultas/atendimentos/acompanhamentos, 2.503 sessões de fisioterapia, 18 tratamentos clínicos e 48 órteses e próteses, totalizando 4.041 atendimentos.

 

A clínica conta, atualmente, com 24 profissionais, entre eles 12 fisioterapeutas, 2 fonoaudiólogos,  1 psicólogo, 1 assistente social, 1 médico ortopedista e 1 coordenador. O espaço tem equipamentos e estrutura adequada, além de salas específicas para cada tipo de tratamento. O Crer oferece todo o serviço de fisioterapia, assistência, e ainda, por meio de convênio com o Estado, as OPM - que são órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para deficientes físicos.

 

O objetivo do Crer é reinserir a pessoa com algum tipo de dificuldade locomotora no seu fazer diário, prestando assistência ao paciente em todas as etapas, da prevenção, recuperação, reabilitação, até o acompanhamento da sua enfermidade, seja temporária ou permanente.

 

Dentre os trabalhos realizados, estão incluídos diversos tratamentos fisioterapêuticos, levando-se em conta a necessidade específica de cada cidadão, fonoaudiologia, consultas médicas, tratamento psicológico e reabilitação. O Centro também disponibiliza campo de estágio para estudantes da saúde da UFSJ e Funedi/Uemg.

 

A porta de entrada principal para o atendimento dos pacientes na clínica é feita pela atenção básica de saúde, mas também por meio de encaminhamento da Policlínica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto e pacientes internados no hospital pelo SUS.

 

Em breve será divulgada a data da mudança do Crer para o novo espaço, que será no antigo Restaurante Popular. Mais informações sobre o serviço de reabilitação podem ser obtidas pelo telefone (37)3222-6111.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.