quinta-feira, 29 de Outubro de 2015 10:58h

Centro de Zoonoses divulga balanço de atividades

Órgão foi reestruturado e conta canil, gatil, curral, consultório veterinário e carrocinha

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Nova Serrana, órgão pertencente à Secretaria de Saúde, divulgou um balanço das atividades realizadas desde 2013 até setembro de 2015, a fim de informar à população sobre o trabalho desenvolvido no local, que passou por uma intensa reorganização e hoje, presta um excelente trabalho para população na área da saúde pública.

De janeiro de 2013 até setembro de 2015, foram realizados quase 3 mil atendimentos clínicos e cerca de 5 mil animais foram capturados das ruas. Nesse mesmo período foram registradas 3.076 adoções e resgates com Termo de Posse Responsável. Além disso, foram realizados 164 exames de leishmaniose e atendidas 1.013 reclamações por telefone no próprio CCZ.

O CCZ tem a função de garantir o bem estar de animais e da população. Os trabalhos são focados no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias.  A unidade foi fundada em 2006 e dividia espaço com o setor de Vigilância Sanitária. Hoje, funciona em local próprio e conta com canil, gatil e curral para manter os animais capturados, além de consultório veterinário e uma carrocinha.

Recentemente o local passou por uma reforma para aumentar o espaço para receber os animais recolhidos das ruas.

Desde 2013 um veterinário está disponível de segunda a sexta para realizar consultas gratuitas em animais para população. Também foi montada uma equipe de profissionais capacitados para realizar os trabalhos de busca e captura de animais.

De acordo com Jacob Florentino Neto, Coordenador Administrativo do CCZ, a população de Nova Serrana está colaborando com o trabalho do CCZ e isso ajuda a melhorar o serviço prestado. “A população é a nossa maior parceira, pois realizam denúncias sobre animais soltos nas ruas e, também, as pessoas sempre nos procuram para adotar um cachorro ou gato”.

O CCZ fica na Avenida Jessé Corrêa de Lacerda, bairro Amazonas, atrás do Centro de Convenções. Mais informações pelo telefone (37) 3226-4017.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.