segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012 18:22h Atualizado em 31 de Janeiro de 2012 às 09:56h. Flaviane Oliveira

Certificado de conclusão do ensino médio é emitido a candidatos que fizeram o ENEM

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano e que optaram no momento da inscrição pelo certificado de Conclusão do Ensino Médio, já podem fazer o pedido do certificado junto ao Centro  Estadual de Educação Continuada (Cesec) de Divinópolis. Até a última semana os pedidos eram realizados junto à Superintendência Regional de Ensino e de acordo com a diretora educacional, Vânia Maria Noronha Costa, a procura pelo certificado tem sido  grande e até a última semana mais de 100 estudantes solicitaram a declaração para retirada do certificado. As novas solicitações podem ser feitas no Cesec que fica na Avenida Divino Espírito Santo, 771 ou obter informações pelo telefone (37) 3222-0847.
É importante lembrar que para obter o certificado de conclusão do ensino médio, os estudantes precisam ter alcançado o mínimo de 400 pontos nas provas objetivas de cada área do conhecimento e 500 pontos na redação. Além do desempenho exigido, o candidato também precisa comprovar ter 18 anos ou mais. Desde 2009 as médias do Enem podem ser usadas para a certificação ou proficiência. O Enem substituiu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o nível médio no Brasil.

SOLICITAÇÃO
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o certificado de conclusão do ensino médio é uma das principais conquistas oferecidas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o curso em idade adequada. Todos os anos os interessados em obter o certificado devem se candidatar ao Exame e indicar no momento da inscrição que deseja solicitar a certificação. A medida foi estipulada no ano de 2009.
Ainda de acordo com o Inep, para fazer o Enem com esse objetivo, não é necessário ter frequentado escola regular ou ensino de Educação de Jovens e Adultos. Basta que o participante tenha 18 anos completos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ele responderá as mesmas provas que os demais inscritos no exame. Para concluir a certificação, as instituições que firmaram o acordo de cooperação técnica deverão publicar no Diário Oficial da União ou no Diário Oficial do estado do candidato, a relação com os nomes e dados dos candidatos aprovados no ensino médio por meio do Enem.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.